sexta-feira, 27 de julho de 2012

Graça e Paz


Graça, paz, fé, amor e esperança 

1 Tessalonicenses 1:1-3
1-Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
2-Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
3-Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa , do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 


Os três primeiros versos de 1 Tessalonicenses apresentam cinco das palavras favoritas de Paulo: graça, paz, fé, amor e esperança. Paulo se refere a cada uma dessas palavras repetidas vezes em suas cartas. Pelo fato de que elas eram fundamentais para sua compreensão do evangelho, devemos considerá-las brevemente.

Graça: O entendimento de Paulo da palavra graça está enraizado no uso dessa palavra nas Escrituras Hebraicas. A palavra se originou em um verbo hebraico que significa literalmente "curvar-se". Ela transmite a ideia de alguém se curvando para ajudar uma pessoa caída a se levantar, quando ela não consegue fazer isso sozinha. A partir desse conceito, a palavra graça passou a significar o ato de estender favor ou bondade a outra pessoa e, muitas vezes, a alguém que não merecesse. No Antigo Testamento, como nas cartas de Paulo, Deus é normalmente descrito como Aquele que estende graça.

Paz: Para Paulo, paz não se refere à tranquilidade semelhante à de um prado silencioso. O conceito que Paulo tinha dessa palavra igualmente vem da forma como ela era usada nas Escrituras Hebraicas. No Antigo Testamento, a palavra para a paz é shalom, que tem um conceito muito positivo e significa estar completo, estar inteiro, prosperar e ter saúde. Esta paz só pode ser encontrada em Deus, que a dá como um dom ao Seu povo (Sl 85:8; 1Cr 22:9, 10; Nm 6:24-26).

Fé: Para Paulo, a fé verdadeira é muito mais do que apenas conhecimento intelectual, mas se manifesta em ação (Gl 5:5, 6). A fé é sempre uma resposta ao que Deus já fez por nós.

Esperança: A esperança que Paulo menciona não é ilusão. É uma confiante expectativa na volta de Jesus (1Ts 1:10). Essa esperança foi a fonte da paciência e firmeza que encorajou os cristãos tessalonicenses a ser fiéis em tempo de perseguição.

Amor: O amor manifestado pelos crentes de Tessalônica não era apenas um sentimento afetuoso e emocional. Paulo diz que seu amor era forte e atuante. Esse tipo de amor não é natural aos seres humanos. A palavra em grego é ágape. Antes que os cristãos começassem a usar essa palavra, raramente ela foi usada na língua grega. Os cristãos a usavam para se referir a um amor não enraizado na atração externa nem na satisfação própria, mas o tipo de amor altruísta visto na vida de Jesus.

Graça, paz, fé,amor, esperança   estejam sempre presentes na sua vida.

Adaptado dos Comentários da  Lição 4 - da Escola Sabatina 3º Trimestre de 2012,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...