quinta-feira, 19 de julho de 2012

Levítico 04

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 04
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 04

As ordenanças prescritas por Deus no livro de Levitico tornam claro que o pecado é algo muito grave, mesmo quando praticado de modo não intencional.

“Quando alguém pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor,” mesmo assim encontra-se culpada perante Deus e ao tomar consciência do seu pecado deve levar a sua oferta pelo pecado e suplicar por perdão no santuário (Lv 4:2).

A oferta a ser trazida pelos pecados não intencionais irá variar dependendo da função da pessoa na comunidade. Se um sacerdote pecou trará um novilho. Se toda a comunidade pecou, será trazido também um novilho. Se um lider da comunidade pecou trará um bode. E se um membro da comunidade pecou trará uma cabra ou uma ovelha.

Quanto maior a influência de uma pessoa, maior o estrago causado por seu pecado e mais valiosa precisa ser a oferta a ser trazida. Acima da influência de um lider está a influência da própria comunidade como um todo. Os que podiam causar maior estrago ao pecar, em termos de influência, eram os sacerdotes, os quais eram “santos ao Senhor” e guardiões da espiritualidade do povo. O pecado é visto não como algo isolado, mas como algo sistêmico.

O procedimento a ser adotado quando a pessoa, ou a comunidade, tomar consciência do pecado cometido será sempre o mesmo: “Porá a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado, que será morto no lugar dos holocaustos” (Lv 4:29). A cerimônia de colocar as mãos sobre o animal a ser morto indica a transferência do pecado para o animal.

O sacerdote, por sua vez, tomará um pouco do sangue do animal sacrificado “e o porá nas pontas do altar dos holocaustos, e derramará o restante do sangue na base do altar” (Lv 4:34). Depois queimará no altar a gordura do animal e o levará para ser queimado fora do acampamento.

Não é fácil uma pessoa ou comunidade reconhecer os seus pecados não intencionais. Nossa tendência é considerar como normal o que nossa cultura aprova. Somente uma comunidade com líderes espirituais pode alcançar um nivel mais elevado de santidade e consequentemente de felicidade e bem estar.

Senhor da comunidade mantenha-me puro para que assim possa beneficiar melhor o Teu povo./
Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...