sexta-feira, 20 de julho de 2012

Levítico 05

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 05
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/5

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 05



A habilidade de reconhecer um erro e fazer reparação pelo mesmo é necessário para estarmos em paz com Deus.

Os pecados de ignorância podem ser muitos, mas alguns são mencionados a fim de servirem de exemplo. Um deles é deixar de testemunhar acerca de um crime que a pessoa tomou conhecimento. Outro pecado é tocar em algo cerimonialmente impuro. Desse modo a justiça era preservada e a saúde do povo promovida.

Existe também a culpa por ter jurado. O povo de Deus não devia jurar. A palavra de um Israelita deveria bastar para que qualquer pessoa pudesse confiar. Estes conselhos, se seguidos, promoveriam uma melhor convivência entre as pessoas.

Os mandamentos de Deus são razoáveis, racionais, lógicos. Sua necessidade e utilidade podem ser compreendidos tornando mais fácil a obediência aos mesmos.

““Quando alguém for culpado de qualquer dessas coisas, confessará em que pecou e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor dele o sacerdote fará propiciação pelo pecado” (Lv 5:5, 6).

Se a pessoa fosse pobre, podia trazer dois pombinhos. Se fosse pobre demais podia ainda trazer um jarro da melhor farinha. Nenhuma pessoa deveria se sentir excluída da possibilidade de receber o perdão de Deus. O componente inegociável era o arrependimento; o valor da oferta dependeria da condição financeira do adorador.

“Assim o sacerdote fará propiciação em favor dele por qualquer desses pecados que tiver cometido, e ele será perdoado. O restante da oferta pertence ao sacerdote, como no caso da oferta de cereal” (Lv 5:13).

Não é possível crescer em caráter sem reconhecer nossos erros e desejar melhorar. Quando estamos abertos a refletir sobre nossas ações, podemos alcançar um nível de desenvolvimento pessoal surpreendente. 
O reconhecimento e abandono do pecado beneficia a pessoa e a comunidade. A nível pessoal, a certeza do perdão dos pecados traz segurança e paz. A nível comunitário, quando os indivíduos cumprem a parte que lhes corresponde, a obediência torna-se espontânea e não obrigatória.

Reconhecer o pecado não é algo natural ao coração carnal. Somente alcançaremos isto atendendo aos rogos do Espírito Santo./
Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...