domingo, 29 de julho de 2012

Levítico 14


Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 14
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/14
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 14
No acampamento de Israel grande cuidado era tido com as doenças.

Se uma pessoa havia contraído lepra ou outra doença de pele infecciosa e depois sarou somente poderia entrar novamente no acampamento após ser inspecionada pelo sacerdote e declarada limpa.

“Esta é a regulamentação acerca da purificação de um leproso: Ele será levado ao sacerdote, que sairá do acampamento e o examinará” (Lv 14:2-3).

O sacerdote devia sair do acampamento a fim de verificar se o doente havia sarado. Isso protegia o povo de ser contaminado.

E para declarar que a pessoa estava curada uma cerimonia pública significativa devia ser conduzida pelo sacerdote.

Nenhuma destas cerimônias tinha um caráter mágico ou de curandeirismo nelas. Eram apenas cerimonias que atestavam publicamente que a pessoa estava curada graças a intervenção divina. Isto é significativo, pois o sacerdote era um representante de Deus que trabalhava em prol da saúde da comunidade e não um operador de milagres.

Quando um tipo pernicioso de mofo era percebido na parede de alguma casa o sacerdote devia ser chamado e se o mofo fosse diagnosticado como perigoso as pedras e o material ao redor devia ser retirado e enterrado num local impuro fora do acampamento. Além disso todo o reboco da casa devia ser retirado e substituido por outro.

“Mas, se o sacerdote for examiná-la e as manchas não se houverem espalhado depois de rebocada a casa, declarará pura a casa, pois as manchas de mofo desapareceram” (Lv 14:48). No entanto, se o o mofo voltasse toda a casa devia ser destruída e levada para o local impuro.

Nota-se que grande cuidade era tido para que o povo vivesse num ambiente saudável.

Hoje também Deus deseja que tenhamos o máximo cuidado para não contaminarmos nossos acampamentos com aquilo que é impuro não somente em termos de saúde física, mas também de integridade moral e espiritual.

Não apenas doenças de pele podem prejudicar uma comunidade. Existem pecados e vícios que se tolerados, terão um impacto deletério sobre o grupo social. Cabe aos lideres estabelecidos a responsabilidade de manter o acampamento limpo.

Espírito de Deus, ajuda-me a libertar-me de tudo que é impuro e prejudica meu corpo e mente./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...