terça-feira, 7 de agosto de 2012

Levítico 23


Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 23
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/23
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 23
Deus pediu aos Israelitas para separarem algumas datas como festivais ao Senhor.

Semanalmente deviam separar o Sábado como um dia de descanso e adoração. A observância desse dia era um reconhecimento de Deus como Criador e Senhor.

“Em seis dias realizem os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao Senhor” (Lv 23:2-3).

Anualmente também havia “sábados” ou feriados a serem consagrados como festivais ao Senhor. Mas estes festivais caiam em dias variados da semana, pois estavam baseados num calendário lunar.

As festas anuais dos Israelitas eram as seguintes:
1. A Páscoa (Lv 23:5) - 1º mês, 14º-21º dia.
2. A Festa dos Pães Sem Fermento (Lv 25:6-8) - 1º mês, 15º dia.
3. Os Primeiros Frutos (Lv 23:10-14) - 1º mês, (dia posterior ao Sábado depois da Páscoa).
4. A Festa das Semanas [ou Pentecoste] (Lv 23:15-22) (50 dias após os primeiros frutos)
5. A Festa das Trombetas (Lv 23:24-25) - 7º mês, 1º dia.
6. O Dia da Expiação (Lv 23:27-32) - 7º mês, 10º dia.
7. A Festa das Cabanas (Lv 23:34-43) - 7º mês, 15º-21º dia.

O sétimo mês era dedicado quase que inteiramente ao Senhor. Além dos Sábados regulares havia 4 Sábados Festivos.

“Assim, começando no décimo quinto dia do sétimo mês, depois de terem colhido o que a terra produziu, celebrem a festa do Senhor durante sete dias; o primeiro dia e também o oitavo serão dias de descanso”. “Morem em cabanas durante sete dias; todos os israelitas de nascimento morarão em cabanas, para que os descendentes de vocês saibam que eu fiz os israelitas morarem em cabanas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês” (Lv 23:39, 42-43).

Nessa festa o povo era convidado a construir cabanas e cobri-las com ramos de árvores. Colhiam frutos das árvores e se alegravam na companhia dos seus queridos e na presença do Senhor por sete dias. Era um tempo de regozijo e gratidão pelas bênçãos recebidas.

O Sábado semanal foi instituído na criação do mundo e deveria ser celebrado não apenas pelos Israelitas, mas por todas as pessoas que aceitam a Deus como Criador e Senhor. As festas dos Israelitas nos ensinam que devemos separar momentos ao longo do ano para adorarmos a Deus desimpedido das responsabilidades do trabalho regular. Isso fará bem para a nossa saúde física, emocional e espiritual. Jobson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...