domingo, 12 de agosto de 2012

Números 1

Reavivados por Sua Palavra- 
 
Leitura Diária- Números 1
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/1

Comentários do Pastor Jobson Santos- Números 1

Deus confiou a Moisés e a Arão a responsabilidade de levar o povo de Israel a um novo patamar em termos de organização e eficácia como nação.

“Você e Arão contarão todos os homens que possam servir no exército, de vinte anos para cima, organizados segundo as suas divisões. Um homem de cada tribo, o chefe dos grupos de famílias, deverá ajudá-los” (Nm 1:3).

Como a tarefa era muito grande um líder de cada tribo foi apontado para efetuar o censo do seu clã. Então o nome de doze líderes é listado.

“Todos os israelitas de vinte anos para cima que podiam servir no exército foram contados de acordo com as suas famílias. O total foi 603.550 homens”. Saber exatamente quantos homens podia compor o exercito era uma informação estratégica naquele momento do povo de Israel.

Por orientação de Deus, a tribo de Levi não foi contada para compor o exército. A razão é que eles tinham a função de cuidar do santuário e seus serviços.

“Os israelitas armarão as suas tendas organizadas segundo as suas divisões, cada um em seu próprio acampamento e junto à sua bandeira. Os levitas, porém, armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, para que a ira divina não caia sobre a comunidade de Israel. Os levitas terão a responsabilidade de cuidar do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança” (v. 52-53).

Pode-se notar a importância dada às tábuas da aliança. Era a constituição maior do povo. Seus princípios deviam ser estudados e repassados para o povo. Alguém precisava fazer isso e coube aos levitas e sacerdotes cumprirem este papel.

Os levitas eram os líderes espirituais do povo. Eram os responsáveis pelo santuário, seu transporte e manutenção. Proviam música adequada e condições para que os adoradores pudessem participar das cerimônias e festas sagradas.

Eram os responsáveis por ensinar o povo acerca da Lei do Senhor, pela manutenção da justiça e pela preservação da saúde da comunidade. Funções nobres que exigiam uma mente clara e um espírito altruísta.

Bons líderes são essenciais para o sucesso de uma comunidade. Através deles as pessoas são organizadas e motivadas a contribuir para o bem estar coletivo.Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...