segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Números 2

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Números 2
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/22
Comentários do Pastor Jobson Santos- Números 2

“O Senhor disse a Moisés e a Arão: “Os israelitas acamparão ao redor da Tenda do Encontro, a certa distância, cada homem junto à sua bandeira com os emblemas da sua família” (Nm 2:1-2).

Quando era necessário desarmar o acampamento a fim de viajar de um lugar para outro a ordem de marcha seria a seguinte: as tribos do leste, seguidas pelas tribos do sul, então os levitas, e por último as tribos do oeste e do norte.

Vejamos em detalhes em que posição cada tribo acampava e devia marchar.

A direita da Tenda do Encontro, que era o lado leste, deviam acampar as tribos de Judá, Issacar e Zebulom. Ao sul acampariam as tribos de Rúbem, Simeão e Gade.

“Em seguida os levitas marcharão levando a Tenda do Encontro no meio dos outros acampamentos, na mesma ordem em que acamparem, cada um em seu próprio lugar, junto à sua bandeira” (Nm 2:17).

A oeste ficariam as tribos de Efraim, Manassés e Benjamim. E ao norte estariam as tribos de Dã, Aser e Naftali.

Desde modo cada tribo sabia exatamente o seu lugar. Assim, embora o povo fosse muito numeroso, cada tribo sabia exatamente onde permanecer seja acampados ou caminhando pelo deserto.

Provavelmente as tribos foram agrupadas por afinidades existentes entre elas. A oeste ficavam as tribos dos descendentes de Raquel. Efraim e Manassés, filhos de José, mas que Jacó passou a considerar como filhos “diretos”, e a tribo de Benjamim.

O número total de homens aptos para o exército foi de 603.550 (v. 32). Somando as mulheres, crianças, jovens até 19 anos e homens com mais de 60 anos, o número total de pessoas pertencentes ao povo de Israel, segundo algumas estimativas, ultrapassava dois milhões de pessoas.

Dirigir um povo tão numeroso não era tarefa fácil. Lideres de cada tribo ajudavam a Moisés na condução da multidão. Guiados pela nuvem de Deus e apoiados por uma boa organização interna, o povo de Israel avançava rumo ao destino glorioso reservado para eles.

A boa organização foi extremamente útil ao povo de Israel no deserto. Nós também seremos beneficiados se adotarmos hábitos de organização pessoal e familiar.
 /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...