quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto RPSP- Josué 12


 Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 12
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/12

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/12/):

Neste capítulo temos um resumo de todas as realizações do povo de Israel, primeiro sob Moisés e, depois, sob Josué. Deus usou os feitos heroicos destes dois guerreiros para levar Seu povo à vitória.

Este capítulo não descreve somente os reis derrotados e o território tomado. Nesta lista vemos também o fim daqueles que resistiram a Deus e lutaram contra Israel.

O caminho de obediência para os israelitas “nem sempre foi fácil. Muitas vezes, significou avançar a despeito dos obstáculos. A hesitação significaria fracasso e perda. A história de Israel, porém, nesse momento, se caracterizava por perseverança constante e resoluta. A característica dos cananeus era a rebelião. Perguntavam: ‘Quem é senhor sobre nós?’ e endureciam o coração contra a vontade de Deus e a revelação de Sua pessoa feita por meio de Israel. Ele combateram até o fim, sem aprender nenhuma lição e se recusando a ceder. Durante toda a guerra de conquista, Israel tinha a esperança de uma herança divina, com toda a glória e a honra que ela significava. Os cananeus, por sua vez, estavam sem Deus e sem esperança " (CBASD, vol. 2, p. 233).

Sempre nos faz bem lembrar que o mérito do sucesso de Israel não lhes pertencia, mas a Deus. Da mesma forma, os nossos sucessos não nos pertencem, mas sim a Deus e foram também construídos sobre as costas e os ombros daqueles que nos precederam.

E mais: graças às vitórias que Deus nos concede, aqueles que nos sucederão poderão fazer coisas ainda maiores para o Senhor do que temos feito. Que pensamento estimulante!

Willie Edward Hucks II
Secretário Ministerial Associado
Conferência Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...