segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto RPSP-Josué 17


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 17
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/17

Comentários do Pr Heber Toth Armí 

Deus espera de nós determinação, coragem e ação. A tribo de José queixa-se de não ter espaço suficiente para todos. No entanto, assim que reclamaram que sua porção era pequena demais, Josué desafiou-os a aumentar o território, expulsando os cananeus. Josué incentivou a tribo a atacar posições inimigas difíceis. Segundo a observação de M. F. Unger, a reclamação revelou descontentamento egoísta; já a resposta de Josué revelou fé, prudência e confiança na promessa de Deus. O pretexto de fraqueza de Manassés, revelou descrença diante dos carros de ferro dos cananeus ao invés da fé no poder de Deus. Esses reclamadores fizeram um notável contraste com a fé corajosa de Calebe, mas Josué os motivou desafiando-os. Elimine a reclamação e busque mais fé para agir com ousadia e coragem a fim de vencer as lutas da vida.

Não se acomode, não relaxe, Deus tem mais vitórias pra você. Para grandes conquistas na vida é preciso de grandes esforços. Para isso, não deve faltar, determinação e fé nas promessas e muito menos em Deus. A soberania divina não substitui a responsabilidade humana. O que você precisa fazer Deus não faz; porém, quando você se esforça, Deus age com poder em tua vida. Então viva, não se acomode, sonhe com grandes vitórias, lute grandes batalhas, dependa de Deus e serás abençoado com grandes realizações. Creia que Deus tem mais para dar do que você disposição para receber. Pense nisso!

Deus não é mesquinho! Deus não é limitado e por isso não limita suas bênçãos. Havia terra suficiente para todos em grande quantidade. Quando Deus promete Ele cumpre, e quando cumpre Ele não economiza. Deus não encolhe o braço e nem fecha a mão ao abençoar, Ele não é egoísta. Ao sabermos como Deus é ilimitado ao abençoar, o que precisamos fazer agora é confiar mais e mais em Deus. Tenha um dia abençoado com Deus hoje.Pr Heber Toth Armí 

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/17/):

Os filhos de Manassés receberam sua porção, mas deixaram que os habitantes cananeus continuassem vivendo nas cidades, contrariamente à expressa ordem divina. Mais tarde, quando os descendentes de Manassés ficaram mais fortes, em vez de expulsar os cananeus, a cobiça falou mais forte e eles decidiram deixá-los ficar e exigir que pagassem impostos. Os Manassitas estavam mais interessados ​​no dinheiro do que obedecer ao Senhor e fazer o que era certo.

Então os descendentes de José, efraimitas e manassitas, pediram mais terra: “Por que nos deste apenas um quinhão, uma só porção de herança? Somos um povo numeroso, e o Senhor nos tem abençoado ricamente” (17: 14 NVI). Em resposta, Josué encorajou-os a tomar posse da região montanhosa, “terra dos ferezeus e refains” (v. 15) e limpar as árvores da terra.

Eles hesitaram: "Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro” (v. 16 NVI).
Josué, então replicou firmemente: “Vocês são numerosos e poderosos. ... Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los" (vs. 17 NVI).

Muitas vezes o povo de Deus hoje olha para a tarefa que precisa ser feita, como levar o evangelho ao mundo, e hesita em avançar em fé, mesmo sabendo que o Espírito Santo irá abrir o caminho e criar oportunidades para que esta última mensagem supere todos os obstáculos e penetre em todos os lugares.
Ralph Neall
Professor aposentado e missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...