quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Josué 19


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 19
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/19

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/19/):
Josué finalmente recebe sua herança
Josué era um homem de Deus, um forte líder militar, e um sábio governador do povo. Esta grandeza também se manifestava em ser ele um homem humilde, disposto a solicitar a sua porção de terra depois de todos os outros. Ele poderia ter escolhido a sua terra antes de qualquer um e ninguém faria objeções. Mas ele era um líder servidor e se mostrou como deixou um exemplo digno de ser seguido pelos demais.

A fonte da grandeza de Josué, manifestada desde o seu fiel trabalho como espia, era reconhecer que Deus era a fonte de toda a bênção, seja ela a vida ou a terra. Israel pertencia ao Senhor. O proprietário original e legítimo do povo e da terra de Israel era o próprio Senhor.

Isto é verdade também acerca do nosso país. Se rastrearmos a posse da terra a partir de hoje, chegaremos aos proprietários europeus, e os que possivelmente estavam aqui antes deles e, então, chegaremos a Deus. Nós não somos os verdadeiros donos: somos inquilinos, e o Senhor vai nos perguntar como temos usado a sua propriedade e para qual finalidade.
Ralph Neall
Professor aposentado e missionário


                    Comentários do Pr Heber Toth Armí 
O verdadeiro líder não é afoito, arrogante, egoísta e interesseiro. Com equilíbrio ele orienta, incentiva, guia e apoia. Ele não luta pelos seus direitos, ele não briga para ter o melhor ou o primeiro lugar, ele é abnegado! O líder Josué foi o último a buscar um lugar para a sua tribo. Consequentemente o povo cedeu a ele uma porção no meio das tribos. O líder que age com humildade é valorizado e reconhecido, amado e respeitado. Eu fui chamado por Deus para a responsabilidade de liderar a igreja de Cristo, o povo de Deus, à Canaã Celestial. Minha oração hoje é para que Deus me dê as características de Josué para agir com equilíbrio, humildade e sabedoria. Ore por mim!!!
Josué não foi atrás de seus interesses pessoais antes que o interesse de seus liderados fosse suprido. Depois que cada tribo já tinha conquistado seu território é que Josué foi buscar sua parte na herança. Se todos nós agíssemos como Josué a vida seria diferente, seria melhor. O pecado é buscar o que é seu mais do que o que é dos outros, isso é egoísmo. O apóstolo Paulo disse: "Todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus" (Fil. 2:21). O texto de Josué 19 convida você a não buscar o que é seu, mas a fazer tudo "perante o Senhor" (Josué 19:51). Deixe de buscar o teu interesse e busque o interesse de Deus e de Cristo pra você hoje! Assim teu dia será melhor!

A teologia deve ser aplicada na prática, na vida real, no cotidiano. Para o povo de Israel, a promessa de Deus é real, a terra é concreta, os cananeus são reais, as cidades são cidades de verdade e a conquista também é liberal. A religião deve ser prática, do contrário é espúria. A teologia não deve ser filosófica ou apenas teórica. Diz o teólogo Paul R. Housse que "a teologia de Israel não acontece em dimensões mitológicas, mas nos embates cruciais da vida, em assuntos banais, nos eventos reais da história" . A vida com Deus é real e deve ser experimentada na prática. Deus é real, Sua atuação na vida humana é real. Precisamos buscar sempre "a presença de Deus na igreja" (Josué 19:51) para viver em Sua presença fora da igreja. Assim, a vida ganhará um significado que transcende os acontecimentos normais. Leia Josué 19 com oração e jejum e permaneça na presença de Deus para viver a vida conforme o plano do Céu!Pr Heber Toth Armí 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...