quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Juízes 1


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 1
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/1

Comentários do Pr Heber Toth Armí 

Juízes 1 nos ensina que, embora Deus não seja imparcial em abençoar, muitas vezes o povo de Deus é imparcial em buscar Suas bênçãos. Seguir o plano de Deus pela metade resulta em tragédia total; como os israelitas não destruíram completamente os cananitas imorais sofreram as consequências terríveis da apostasia e experimentaram grandes derrotas em vez de grandes vitórias na era dos juízes. Mesmo que Deus esteja à disposição, você pode fracassar se você não estiver plenamente à disposição de Deus. Então, tome uma decisão radical, tenha coragem, seja ousado e dependa de Deus para tudo. Eis o segredo para passar de meias vitórias para a vitória total. Avalie a tua vida, saia da imparcialidade para a totalidade. Deus tem extraordinários planos para o dia de hoje, experimente!

Como faz falta um bom líder espiritual, ousado e fiel a Deus. Depois de consultar a Deus, o povo ficou sabendo que Judá deveria subir primeiro para pelejar contra os cananeus. No entanto, essa tribo não confiou plenamente em Deus, mas buscou apoio em Simeão (Juízes 1:1-4). Todos nós precisamos de humildade para ouvir a voz de Deus, mais ousadia para confiar nas palavras de Deus. Um bom líder espiritual deve ser um instrumento de Deus para conduzir o povo de Deus a grandes vitórias, dependendo exclusivamente de Deus! Se você é líder espiritual, seja um bom líder. Se você não é líder, ouça a voz de um bom líder espiritual e haja com fé. Seja feliz hoje!

Quando alguém pratica parcialmente a vontade de Deus, as vitórias também serão parciais. A desgraça que os israelitas enfrentaram na terra prometida foi por negligência a toda à vontade de Deus. Dificuldades exacerbadas surgem na vida do cristão por não permitir que Deus elimine todo o pecado, todo mau comportamento e toda falha no caráter. Ao negligenciar partes dos planos de Deus os soldados de Cristo se acomodam, param de avançar e descambam para a frieza espiritual. Muitos estão mornos e outros já estão mortos espiritualmente; se este é o teu caso, busque um reavivamento espiritual por meio da Palavra viva e eficaz, a poderosa Palavra de Deus!

*********************
Comentários-

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/1/)
Israel começou muito bem nos anos que se seguiram à morte de Josué,. Eles primeiro buscaram a Deus e perguntaram: "Quem, primeiro, pelejará contra os cananeus?" Judá e Simeão foram fiéis.
Porém uma frase se repete marcantemente neste primeiro capítulo: "não expulsou..." 
Isto estava longe da vontade de Deus para Israel: a remoção completa dos cananeus da terra prometida. Nos versos 27 e 28 lemos: “...os cananeus estavam decididos a permanecer naquela terra." Israel "...não os expulsou completamente" (NVI).

Repetidamente ao longo deste capítulo, lembrei-me de quatro inimigos do coração que Deus quer destruir completamente dentro de nós: a culpa, a raiva, a cobiça e a inveja. Todos estes quatro inimigos permitem que o eu ocupe o trono. Culpa: "Você me deve e precisa me pagar pelo que fez." Raiva: "Eu tenho você e te controlo." Ganância: "Eu devo a mim mesmo muito mais do que eu tenho.” Ciúme:  “Deus me deve mais bênçãos quando eu comparo o que recebi  com  que Ele dá aos outros."

Pode ser até que com a ajuda de Deus subjuguemos parcialmente cada um desses inimigos e por um tempo minimizemos o seu poder em nossas vidas. No entanto, se permitirmos que persistentemente vivam em nossos corações é como deixar os cananeus na terra - eles irão crescer como um câncer, fazendo com que nossa vida espiritual vacile como aconteceu com a nação de Israel ao longo da era dos juízes. Em todos os casos, Deus é deixado de lado e o eu se torna rei.

Brennon Kirstein
Capelão da Universidade Adventista do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...