sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto RPSP-Juízes 17

Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 17
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/17

Comentários do Pr.  Heber Toth Armí
Sansão foi o último juiz de Israel. Este foi preparado por Deus desde antes de nascer, mas usou seu livre arbítrio e as habilidades dadas por Deus para seu próprio benefício... assim a situação de Israel foi só piorando. Onde não há líder espiritual firme nos princípios da pura Palavra de Deus a corrupção religiosa contamina a vida de todas as pessoas.
Em Juízes 17:6 o Espírito Santo fornece uma informação ao leitor: "Naqueles dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que lhe parecia direito aos seus olhos". Isso logo depois da história de Sansão, que caiu em pecado por seguir o que parecia bom e prazeroso aos seus olhos. Quem faz o que parece direito faz o que é errado. Quem faz o que agrada a si mesmo não agrada a Deus. Quem busca prazer egoísta fere o coração de Deus. Quem procura ganhar a sua vida, perdê-la-á! Quem segue seu coração, perde a salvação! Pense nisso em cada atitude vivida hoje! Busque vida, leia a Bíblia!

Quando o povo se afasta de Deus perde o discernimento espiritual. Juízes 17 nos mostra que o povo de Deus se perverteu tanto que distorceu a religião a ponto de não fazer diferença entre a aliança de Deus e a religião cananeia. Além disso, o texto deixa claro que, a veneração de imagens e ídolos está no âmago do desmoronamento ético e teológico. Sem a Bíblia como base, podemos acreditar em qualquer coisa e pensar que receberemos aprovação e bênção de Deus, mas estaremos iludidos. O "achismo" ocupou o lugar do "Assim diz o Senhor" entre o povo de Israel, pois Mica achou que por ter conseguido um levita para ministrar seu santuário e seus ídolos teria a aprovação e a bênção de Deus. Atualmente as pessoas fazem o que acham certo e creem que estão certas, porém, na maioria das vezes o que creem não é bíblico e não terão a bênção que esperam. A religião fundamentada no "eu acho", "eu penso" ou "eu creio assim" não é fundamentada no "Assim diz o Senhor"; portanto, ela é falsa! O achismo nunca será o mapa da verdadeira religião, mas da falsa. A Bíblia é o mapa da verdadeira religião, da verdade e do caminho ao Céu. Por isso deixo a dica de hoje: Substitua o que você acha pelo que está escrito nas Sagradas Escrituras. 

Depois de ler Juízes 17 concluí o seguinte: Onde não há líder espiritual para expor a Palavra profética - A Bíblia, a sociedade se corrompe e a religião se perverte (Juízes 17). A história de Mica revela como é fácil adotar práticas religiosas da cultura em que vivemos. Mica construiu um santuário particular com prata roubada, incluindo-se uma estol a e vários ídolos. Ele instituiu seu filho para atuar como sacerdote até que achou um levita peregrino de Belém. Mica, em sua sinceridade deturpada acreditou ter o favor de Deus devido ao que fez. A lição é, se a sinceridade não estiver baseada na revelação de Deus, seremos conduzido à tremenda ignorância espiritual. Fazer a vontade de Deus de acordo com a conveniência pessoal degrada a religião e deturpa o conceito de Deus... Eu acredito, baseando-me na leitura de hoje, que a minha sinceridade precisa estar focada no lugar certo. Não adianta nada eu ser sincero naquilo que é errado. Por mais sincero que eu esteja no erro, acreditando estar certo, o erro nunca será certo e o mal nunca será bem. A vida sem Deus prova que, na maioria dos erros está a sinceridade na tentativa de acertar, mas não acerta. Precisamos da revelação de Deus! Precisamos ler mais a Bíblia e aplicá-la em nossa vida! Tenha um lindo dia na presença de Deus hoje!Heber Toth Armí
************************************
Outro comentário sobre Juizes 17


Texto de hoje do blog da Bíblia:
Nas narrativas anteriores nos foi dito repetidamente que "os filhos de Israel fizeram o que era mau diante do Senhor". Jz. 17:6 e 21:25 descrevem a que ponto chegou a situação: "cada qual fazia o que achava mais reto." Foram tão longe na sua rebeldia que não diferenciavam mais o que era certo e o que era errado. Os últimos capítulos de Juízes apresentam um exemplo de como isso ocorreu e quais as consequências morais (e não apenas políticas) para a nação de Israel.

A maioria das traduções da Bíblia dão a este capítulo o título: "A idolatria de Mica." Nós já sabemos a partir de narrativas anteriores que a idolatria era prática generalizada em Israel durante o período dos juízes. O que é notável nessa história é o modo absurdo como os personagens acham que não estão fazendo nada de errado. O ídolo, no centro desta falsa adoração (17:3-4) é dedicado ao Senhor! E mais, o santuário do culto ilegítimo que Mica estabelece está localizado na região montanhosa de Efraim, a mesma região em que o santuário legítimo em Siló está localizado (Jos. 18). Até mesmo o levita na história parece não saber (ou se importar) que a criação de um centro ilegítimo de adoração com imagens de escultura é um problema e ele está muito feliz em ir em frente com isso (17:11). Ao empregar um verdadeiro levita, Mica considera que seu santuário não é apenas legítimo, mas agradável ao Senhor: "Sei, agora, que o Senhor me fará bem, porquanto tenho um levita como sacerdote!" (17:13).

As ações equivocadas de Mica trarão terão sérias consequências para a nação de Israel nas gerações seguintes. E o mais trágico é que ele não tem consciência disso. O Senhor diz: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o  conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos"(Oséias 4:6). 

Isso, certamente, é uma lição para nós,  que somos uma geração escolhida. Deus nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz para ser um sacerdócio real para Ele, uma nação santa, o povo adquirido, para fazer o que é certo e defender a sua Lei (1 Ped. 2:9 e Ap 14:12).  
Justo E. Morales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...