sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

P a l a v r a E f i c a z: MD-Provérbios 3:11


Meditação Diária
Sabedoria e disciplina

 

Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão (Provérbios 3:11 ARA)

Outra faceta da sabedoria desenvolvida em Provérbios é a repreensão ou correção. O termo pode significar também reprovar ou argumentar.
No discurso inicial, onde o autor personifica a sabedoria fazendo um discurso, ela diz para dar ouvidos e não se entristecer com a repreensão dela. É fácil lembrar-se de nossas mães passando-nos “um sabão” ao fazer algo errado ou perigoso.

É óbvio que ser alvo de uma correção assim não é fácil de aceitar. Isso faz nos sentir diminuídos, principalmente se erramos tentando fazer o certo ou tendo boa vontade. Temos a tendência de pedir que amoleçam a bronca levando em conta nossas boas intenções.

Mas o caráter corretivo da repreensão só é eficaz quando provoca-nos à reflexão. Como isso acontecerá se nada nos incomodar? Como interiorizaremos que aquela maneira não deve mais ser tentada se o resultado dela não dói para ser lembrada?

O escritor aos Hebreus fala desta disciplina (citando este versículo) e nos incentiva a olhar este processo de correção com outros olhos. Ao invés de ficarmos tristes por sermos corrigidos, ficarmos alegres, pois a correção é uma evidência que o Pai amoroso está dando atenção aos atos de seu filho.

Devemos também lembrar-nos que a correção do Senhor pode vir de diversas maneiras e por diversas pessoas. Se tivermos um coração aberto a ouvir, examinar e corrigir nosso caminho, experimentaremos a sabedoria do Senhor crescendo dentro de nós. Mário Fernandez

Experimente Jesus através da leitura e meditação diária da Palavra de Deus, desfrute de suas promessas e tenha uma vida  renovada e vitoriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...