sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto RPSP-1 Samuel 11


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 11
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/13
Texto bíblico à I Samuel 13
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Na vida religiosa ou somos autossuficiente ou confiamos o suficiente. O fato de esperar determina se somos uma coisa ou outra. Deus nunca marca uma data para responder nossas orações, assim, no tempo de espera revelamos o quanto somos autoconfiantes ou o quanto confiamos nEle. O primeiro ato de apostasia do rei Saul foi a autoconfiança ao invés de plena confiança em Deus. A autoconfiança promove a religião do medo. Por medo do diabo pessoas buscam a Deus. Por medo do inferno pessoas querem ir para o Céu. Por medo das consequências de seus pecados as pessoas vão à igreja. Deus, porém, quer a religião da confiança! Devemos desejar o Céu porque confiamos na promessa de Deus, devemos ir à igreja porque confiamos que ali é a casa de Deus e Ele estará presente, assim buscaremos a Deus porque O amamos e não pode medo do inferno. As atitudes de muita gente religiosa são determinadas pelo medo e autoconfiança e não pela fidelidade confiança em Deus. Ser fiel esperando pelo tempo de Deus é confiança! Ser fiel quando a situação conspira contra a fé é perseverança! É isso o que Deus esperava de Saul e é o mesmo que espera de nós. Saul falhou, perdeu o reino e você, como está em tua fé?

Só existem dois caminhos, ou se trilha o caminho da tolice ou o caminho da sabedoria. Ou se anda pelo caminho da obediência confiando na graça ou pelo caminho da desobediência escorregando para a desgraça. Saul, por medo, ofereceu o sacrifício que o Profeta Samuel deveria oferecer; mas motivado pela impaciência, ele mesmo ofereceu. Quando Samuel chegou falou a Saul que ele agiu nesciamente, tolamente, imprudentemente. Tal atitude custou-lhe o reino a Saul. Muitos de nós, que aguardamos a volta de Jesus, corremos o risco de perder o reino dos Céus por agir impulsionado pela impaciência. É por isso que o último livro da Bíblia reza: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus" (Apoc. 14:12). Não seja tolo como Saul dominado pela ansiedade, seja sábio como Samuel e seja perseverante no caminho da verdade, isso é sabedoria. Cuidado para não perder o reino do Céus por atos impensados, confie tua vida nas mãos de Deus e espere o dia em que Jesus virá para te levar para o reino dos Céus.

Estude I Samuel 13 para ver como a impaciência nos impede de perseverar no caminho da fé e nos faz agir nesciamente. A confiança em Deus, às vezes, é destruída pela ansiedade, amiga inseparável da impaciência. Ao demorar Samuel, o povo de Deus ficou impaciente e foi-se espalhando, ao invés de esperar. O rei Saul feriu as regras ao oferecer sacrifícios, quando não era a sua função, ao ver que o profeta Samuel não vinha no prazo esperado. Se já naquela época a questão do tempo, da impaciência e da ansiedade já era um problema, quando mais nos dias atuais, em que a mídia popularizou o imediatismo. Os meios de comunicação informam acontecimentos do outro lado do mundo, que chega a todos no mesmo minuto. Os aparelhos eletrônicos são cada vez mais velozes, e o mesmo se diz das viagens que antigamente demoravam meses. Com essa cultura, as pessoas querem as coisas para agora, quando não "pra ontem". Com isso, impaciência e ansiedade impregna a vida de milhares de pessoas, o que implica na fé e na confiança em Deus. Os professos cristãos têm problemas de confiar na oração quando sua resposta se dará no tempo de Deus; assim tomam as rédeas da situação nas próprias mãos, piorando a questão ainda mais como fez Saul. Então, aprenda a confiar em Deus, passe mais tempo com Ele, exerça fé e confiança a fim de que sejas perseverante no caminho certo e vivas os sábios princípios bíblicos em tua vida!
Lições extraídas da leitura bíblica do projeto mundial "Reavivados por Sua Palavra" - capítulo de hoje é I Samuel 13. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...