sábado, 22 de dezembro de 2012

Projeto RPSP-I Samuel 14


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 14
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/14


No momento do iminente ataque dos filisteus, Jônatas, o filho de Saul, disse ao seu escudeiro: "Vamos ao destacamento filisteu, do outro lado" (v.1 NVI), sem contar isso a seu pai. Ele queria conhecer a real força da guarnição dos filisteus.

Assim, Jônatas e seu escudeiro seguiram pelo pequeno vale rochoso em direção ao posto avançado dos filisteus e deixaram que eles os vissem. Então Jônatas disse ao seu jovem amigo: “Se eles gritarem: 'Esperem aí!’, então esperaremos para ver o que vai acontecer. Se eles gritarem: 'Subam aqui!', então vamos subir, porque o Senhor os entregará em nossas mãos. "
Quando eles ouviram o filisteus gritarem: "Subam aqui!", os dois escalaram o desfiladeiro, usando as mãos e os pés, e a luta começou. Jônatas e seu escudeiro mataram 20 filisteus. Então desceu do Senhor grande terror sobre o exército, “o chão tremeu e houve um pânico terrível” (v. 15, NVI) entre os filisteus. Os filisteus se assustaram e saíram correndo primeiro numa direção e depois em outra.

Quando os guardas de Saul viram a agitação do exército inimigo e relataram isso a Saul, ele imediatamente pediu a seus oficiais para que contassem as tropas para ver quem estava faltando. Foi quando descobriram que Jônatas e seu escudeiro não estavam com eles. Saul, então, pediu que o sacerdote Aías trouxesse a arca, orasse e pedisse ajuda ao Senhor. Mas enquanto conversavam, o pânico entre os filisteus se intensificou. Saul imediatamente ordenou a seus homens que atacassem e quando se aproximaram do acampamento dos filisteus eles os encontraram em tamanho pânico que estavam se matando uns aos outros. Naquele dia o Senhor libertou Israel das mãos de seus inimigos.

Então Saul tomou uma péssima e precipitada decisão: ordenou que todos os seus homens jurassem que não comeriam nada enquanto os filisteus não estivessem totalmente aniquilados. Mas Jônatas não sabia nada sobre isso e quando se deparou com mel silvestre na floresta, comeu um pouco e se sentiu revigorado. “Seus olhos brilharam” (v. 27, NVI). Quando um dos homens lhe contou sobre o juramento, ele respondeu que seu pai havia feito algo muito tolo. À noite, os homens estavam tão famintos que mataram alguns bezerros e comeram a carne com sangue e gordura, o que os israelitas estavam proibidos de fazer. Então Saul pediu ao sacerdote que orasse a Deus pedindo conselho se deveria ou não perseguir os filisteus naquela noite, mas Deus não respondeu. Saul, então, supôs que alguém quebrara o juramento e quando descobriu que seu próprio filho é quem havia supostamente contrariado suas ordens, confrontou-o, e Jônatas admitiu que havia comido um pouco de mel selvagem. Seu pai quis matá-lo por isso, mas o exército levantou em defesa de Jônatas e disse a Saul: "Foi por causa dele que os filisteus foram derrotados. Nós não vamos deixar que você o mate! "Assim, a vida de Jônatas foi poupada.

Saul não podia reivindicar a honra da vitória sobre os filisteus mas esperava ao menos ser honrado por seu zelo em defender a santidade de um juramento.  O amor ao poder e à ostentação, na vida de Saul, estava se tornando maior do que o amor por seu próprio filho. Incomodou a Saul perceber que seu filho Jônatas era mais apreciado pelo povo e pelo Senhor do que ele próprio  Assim, ele não voltou a perseguir os filisteus, mas voltou para casa mal-humorado e insatisfeito. E durante todo o restante de seu reinado Saul teve de suportar a constante perturbação dos filisteus (cf v. 52).

Exatamente como Saul, os mais rápidos a justificar os seus pecados são muitas vezes os mais severos em julgar e condenar os outros. Muitas vezes, aqueles que estão buscando auto exaltação são colocados em posições onde seu verdadeiro caráter é revelado.

O Senhor é muito paciente com esses homens ao dar-lhes oportunidades de arrependimento, mas enquanto possa parecer que Deus faça prosperar aqueles que desprezam a Sua vontade, Ele, em seu próprio tempo, exporá os seus pecados (Ver também Patriarcas e Profetas, p. 625, 626)./Jack J. Blanco/

Texto bíblico à I Samuel 14
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Reavivamento superficial não traz nenhuma reforma verdadeira. Saul demonstrava um desequilíbrio emocional e espiritual. Teve algumas atitudes estranhas. Decisões esquisitas. O poder lhe subira para a cabeça. Quando percebia que estava indo longe demais, procurava consultar a Deus de seu jeito. Isso é reforma parcial que não trazia mudança social. Por outro lado, o texto deixa evidente que Deus estava com Jônatas, apresentado um contraste com Saul seu pai. Sem receber resposta a oração, Saul quis fazer uma reforma momentânea, faz seu primeiro altar, mas não recebe nenhuma resposta. O reavivamento é obra do Espírito no coração do contrito, diferente disso, qualquer reforma é superficial. Não dura, não transforma, não impacta. Saul começou a levar a vida espiritual como dava, isso não agrada a Deus. Hoje em dia não é diferente. Há muitos religiosos que levam a vida espiritual conforme dá a circunstância, na hora do apuro procuram buscar a Deus, mas não há resposta. Deus quer um reavivamento e reforma verdadeiros, profundos e realizados por Ele e Seu Espírito, não pelo poder humano. Busquemos o verdadeiro reavivamento e reforma espirituais.

Deus já havia colocado os filisteus uns contra os outros, eles estavam se destruindo a si mesmos. Quanto mais claro ficava que Deus fazia tudo, mais Saul desejava saber se devia fazer alguma coisa. Todavia, no dizer de Mathew Henry, Saul estava tão apressado para combater o inimigo caído que não ficou para terminar suas devoções, nem escutou a voz de Deus. A lição é: Quem crê em Deus e confia nEle não andará tão apressado, nem considerará qualquer assunto tão urgente, como para não dedicar tempo a Deus para que O acompanhe. Nos dias corridos em que tempo é importante, no qual as agendas vivem cheias e sem espaço para mais nada, raramente temos tempo para orar, e, quando oramos o fazemos numa velocidade tal que não esperamos a resposta de nossas orações. Como diz um ditado moderno: Quem não tem tempo para Deus vive perdendo tempo. Essa tornou a realidade de Saul e é a realidade de muitos cristãos da era atual. Então, pare de dedicar mais tempo às coisas triviais e supérfluas, dedique tempo a Deus, vale à pena; Ele lutará por você as batalhas da vida!

 Os maldizentes colocam em perigo a si mesmo e a Sua família. Saul lançou uma maldição e quase perdeu seu filho. Decisões impensadas levam a atitudes imprudentes. Saul quase matou seu filho Jônatas por suas atitudes sem reflexão e muito menos sem consultar a Deus. Ao se afastar de Deus o pai de família começa a ter comportamentos tempestuosos, orgulhosos que, claramente, Deus reprova. Tais comportamentos internos se revelam nas atitudes externas. Por se afastar de Deus, Saul, o pai de Jônatas revela uma atitude maligna e ímpia. Pais assim destroem seus filhos, acabam com eles, se alguém não interferir. Foi o povo que interferiu a fim de salvar Jônatas, senão Saul o tinha matado. Quantos pais impulsivos, não matam seu filho de uma vez, mas pouco a pouco, com seu comportamento destroem o futuro e a vida deles. Cuidado! O texto de hoje é um alerta contra as maledicências. Cuidado com o que você fala e faz, você pode destruir tua família. Faça o seguinte: aproxime-se de Deus, Ele quer reconstruí-la para você./Heber Toth Armí/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...