segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto RPSP- Juízes 20


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 20

Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/20
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A graça de Deus supera qualquer desgraça causada pelo pecado. Embora o povo de Israel tenha demorado demasiadamente para buscar a Deus, mesmo assim obtiveram resposta. Mas demorar em buscar a Deus também trás consequências; o povo de Israel sofreu duas derrotas antes de vencer Seus oponentes (Juízes 20). O capítulo de leitura de hoje mostra a graça de Deus, ela é maior que a nossa ignorância e indiferença diante dEle e de Seus mandamentos. Ela é grandiosa e a encontramos sempre que precisamos. Mesmo que estejamos vivendo uma pura desgraça de vida, a graça de Deus está disponível. Ao consultamos a Deus, Ele nos orienta e nos dá a vitória. Busque essa graça hoje antes que seja tarde demais; mas mesmo que você pense que já é tarde demais, saiba que ainda ela está disponível e você pode ter acesso a ela. Experimente a graça de Deus, pois com Sua graça Ele acaba com a desgraça que acaba com tua vida.Clame, confie, entregue-se a Deus e Ele te livrará de qualquer desgraça! Ore agora mesmo pedindo misericórdia e graça e receberás imediatamente!

Infelizmente buscamos mais a Deus quando as coisas vão de mal a pior. Só depois de uma terrível tragédia que o povo foi consultar a Deus (Juízes 20). Enquanto o pecado aumentava, ninguém se importava com Deus. O povo de Israel buscava comunhão com o pecado e negligenciava a Deus desde Juízes 1. Quando o pecado trouxe uma consequência que chocou todo o povo, então se começou a consultar a Deus. Duas lições para nossa vida deste texto:

1. É impossível ter comunhão com Deus vivendo em comunhão com o pecado: Ou se tem comunhão com Deus ou se tem comunhão com o pecado. Ao se ter comunhão com o pecado, Deus não terá espaço em tua vida; o contrário também é verdade, quando se tem comunhão com Deus, não há espaço para o pecado.

2. Não espere o impacto de uma tragédia para começar a buscar a Deus: Não espere a coisa piorar para começar a clamar por misericórdia. O pecado é uma desgraça que se deve tomar providências logo no início; do contrário, quanto mais tempo ele tiver, mais desgraça e destruição ele causará. Procure a Deus antes que o pecado traga uma desgraça.

Quando o pecado reina numa nação destrói a harmonia, a união e a paz! Entre os israelitas houve uma guerra civil, irmãos contra irmãos, por causa do pecado. Todos os lados perderam vidas, pois o pecado nunca trás vantagens para ninguém. Em Juízes 20 mostra as consequências dos pecados dos 19 capítulos anteriores. Olhando para a tragédia causada pelo pecado na vida do povo de Deus, deveríamos destruí-lo de nosso meio antes que ele acabe conosco! O povo deve se unir para destruir o pecado que destrói a unidade e a paz da sociedade, da igreja e da família. O povo de Deus deve lutar pela harmonia eliminando o pecado de seu meio para que o pecado não o conduza a lutar entre si. Então, acabe com o pecado de tua vida antes que ele acabe com você. Acabe com o pecado de tua família antes que ele acabe com a vida de tua família. Acabe com o pecado de tua igreja antes que ela seja destruída pelo pecado! Tenha um bom dia lendo e aplicando a Bíblia a tua vida! Heber Toth Armí · 
**********************************

Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/20/

Capítulo após capítulo testemunhamos a tolerância e a inércia dos israelitas em fazer algo a respeito de sua condição moral. Juízes se inicia com a morte de Josué e a apostasia subseqüente de Israel. Desde então, os filhos de Israel não somente foram oprimidos por causa da sua infidelidade: eles também se dividiram e chegaram, às vezes, até mesmo a lutar e matar uns aos outros. Neste capítulo, finalmente vemos o que não havia mais acontecido desde os dias de Josué: a nação inteira de Israel (exceto os benjamitas) se ajuntando "como um homem" (v. 8). Reuniram-se para tratar da "maldade" que havia ocorrido entre eles.


Os homens de Israel estavam unidos em sua indignação e tinham a intenção de eliminar esse mal de Israel, colocando à morte esses "homens perversos" de Gibeá. Os benjamitas, por outro lado, estavam determinados a proteger os malfeitores e se recusaram a entregar os homens maus. Confrontados com esta resposta, os israelitas foram a Betel (casa de Deus) e perguntaram não o que eles deveriam fazer, mas quem deveria lutar primeiro (20:18). Os israelitas já haviam decidido o que fazer. Infelizmente, os israelitas não buscaram a Deus suplicando por perdão e orientação. Eles não buscaram a Deus como seu rei e comandante, mas, sim, como se consulta a um oráculo a respeito de seu destino. É evidente que os israelitas não entenderam o papel de Deus em tudo isso pelo fato de terem eles trazido a Arca da Aliança de Siló para que servisse como um amuleto de boa sorte (cf. 1 Sam 4).

Deus responde aquilo que lhe haviam perguntado: Judá deveria lutar primeiro. Mas não há bênção ou promessa de vitória. Os benjamitas vencem e há uma grande matança. Desta vez, os israelitas realmente buscam o "conselho do Senhor" (20:23), mas o Senhor ainda não promete vitória. Somente após mais uma derrota colossal é que os filhos de Israel se aproximam do Todo-Poderoso da maneira que deveria ter feito desde o início: eles "jejuaram aquele dia até a tarde; e, perante o Senhor, ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas." Só então o Senhor promete entregar os benjamitas em suas mãos (20:26-27). Então, "o Senhor derrotou Benjamim diante de Israel" (20:35 NVI).

Deus intencionalmente permitiu que Israel fosse derrotado duas vezes antes de conceder-lhes a vitória. Havia uma importante lição a ser aprendida sobre como obter a bênção de Deus. Mesmo sendo justa a causa - remover a iniquidade de Israel -, o Senhor exige arrependimento e humildade, especialmente considerando que toda a nação era merecedora da ira de Deus. Há um grande contraste entre o ultraje moral exibido em Gibeá e a completa falta de preocupação de Israel com todos os anos de aberta idolatria que eles praticaram. Sua punição contra a Gibeonitas foi a completa destruição de toda a vida e da propriedade, mas tal julgamento havia sido prescrito apenas para o pecado de idolatria (Dt 13:12-18)! Na sua hipocrisia, eles não perceberam que haviam sido mais diligentes na destruição de seus irmãos pelos pecados deles do que foram em buscar expiação pelos seus próprios pecados e extirpá-los do seu meio. Que isso sirva de lição para nós! Antes de corrigirmos a outros devemos corrigir a nós mesmos. 

Justo E. Morales



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...