quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Projeto RPSP-Rute 1


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Rute 1
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/rt/1



Não há uma história curta, melhor do que a de Rute no mundo. Este simples relato é um testemunho da providência de Deus e do verdadeiro amor. Seus três personagens principais vão da desesperança individual à abundância mútua em quatro capítulos curtos. É uma história inspiradora provavelmente registrada por Samuel, de alto valor moral e poético e lida até hoje, por estas mesmas razões, na Festa das Semanas, posteriormente Pentecostes.

A história começa com três viúvas sem filhos - e portanto, totalmente desamparadas - em Moabe. Esta dura situação de desesperança leva Noemi, cujo nome significa "agradável", a desejar mudar seu nome para Mara, ou "amargo" e a enviar suas noras, a quem tinha o direito de exigir que a apoiassem até sua morte, a buscarem o melhor para si em seus próprios caminhos.

Porém o amor verdadeiro que Noemi tinha pelo Deus verdadeiro e por Rute, sua nora, as havia ligado por laços inseparáveis.  Rute possuía a fé que Noemi havia vivenciado, e esta fé a encorajou a desejar compartilhar o futuro de sua sogra, por mais difícil que viesse a ser. Deus recompensou a fidelidade de Rute de maneira inimaginável: ela, que era moabita - e, portanto, excluída da congregação - foi ricamente abençoada em vida em se casar com um nobre e digno judeu, e teve sua descendência levada à realeza terrena com Davi e Salomão e à realeza eterna, com Jesus.

Deus não desampara Seus filhos. Ele tinha um plano de amor e redenção para Noemi e Rute e tem também um plano para você. Ele não te ama menos do que a Noemi e Rute e quer também, do mesmo modo,  abençoar e usar a sua vida como testemunho do Seu amor e de Seu caráter.  
Confie e veja o agir de Deus em sua vida!

Jan Haluska

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Hoje milhares de pessoas em todo o Planeta Terra participa do Projeto Reavivados por Sua Palavra; e, estamos iniciando a leitura do livro de Rute: Erros e acertos, males transformados em bênçãos, indecisão e morte, amor e amargura, suspense e aventura caracterizam o primeiro capítulo de Rute, um livro bíblico considerado, por muitos, uma novela, mas não é. Pode sim, ser considerado um pequeno, porém, profundo romance bíblico. Tem lições que ao serem aplicadas na vida farão toda a diferença. Você crescerá muito espiritualmente acompanhando a história da Moabita Rute que se uniu ao povo de Deus vindo a tornar-se, não somente serva do reino divino, mas ancestral do Filho de Deus (Mateus 1). Leia Rute 1 e extraia as mais belas lições de vida. Questione o texto, aprofunde-se e, depois confronte com a tua maneira de encarar a vida... Faça isso, Deus quer falar ao teu coração! Mas antes de ler e estudar esse capítulo busque sabedoria do Céu, faça isso com jejum e oração!

Rute capítulo 1 nos mostra como é pior tentar resolver crises sem consultar a Deus. Quando houve fome em Belém, ao invés de confiar em Deus e pedir Sua orientação para encontrar provisão, a família de Elimeleque foi à Moabe buscar solução. Em busca de solução para não morrer de fome, Elimeleque e seus dois filhos morreram precocemente em Moabe. Sem Deus a melhor e maior solução humana pode acarretar problemas muito maiores e mais sérios que os anteriores. Tentando resolver um problema, quem não consulta a Deus agrava ainda mais sua vida. Ao tentar viver sem Deus, é possível perder a vida. Entretanto, Deus transforma erros em acertos, males em bênçãos, desgraças em graça, desespero em esperança... é por isso que Noemi não saiu sozinha. A sua pouca fé a fez sair de Moabe com uma mulher que fora sua nora, que mesmo no estado de viuvez, assumiu um sério compromisso com ela. Rute abandonou sua cultura, seus deuses, sua terra e seguiu viagem com Noemi e com o Deus de Noemi, vindo a ser uma bênção para sua ex-sogra. Deus não desamparou Noemi por causa dos erros de sua família, Deus tampouco vai desamparar você por causa do erro de teus familiares... Por isso, louve a Deus hoje!

Houve fome em Israel e a família de Elimeleque foi buscar alimento em um país pagão. Espiritualmente falando, o profeta Amós previu que Deus enviaria fome sobre a terra, não fome de pão e nem sede de água, mas de ouvir a Palavra.Quando a igreja não alimenta a alma com a Palavra de Deus, o mundo morre de fome espiritual. Assim, o mundo moderno está faminto cumprindo a profecia; muitos não conhecem a Palavra de Deus, muitos estão na miséria buscando em diferentes lugares uma solução para a fome da alma... as igrejas falsas estão cheias, mas distorcem a Palavra, oferecem alimento contaminado para supri a carência espiritual do mundo. Satanás tem criado muitas cidades moabitas para mitigar a fome e saciar a sede das pessoas de forma ilusória. Devemos erguer nossa voz e falar ao povo a Palavra de Deus. Em nossas igrejas, não devemos pregar programas de TV, recortes de jornal, a última notícia ou o capítulo de um livro ainda que fale de Deus. Não devemos alimentar os famintos com qualquer coisa; por isso, nem mesmo devemos pregar sobre a Bíblia, devemos pregar a Bíblia. Não devemos falar sobre Deus, devemos falar com Deus e apresentar Deus, o único que preenche o vazio da alma humana. Não devemos falar sobre oração, devemos levar as pessoas a orar. Tem muitas "Rutes" sinceras em muitas igrejas falsas, pregue a Palavra, e, ao ouvirem que há alimento, os afastados como Rute voltarão à igreja e ainda trarão alguém em sua companhia... pense nisso durante o dia todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...