domingo, 16 de dezembro de 2012

“Totalmente do Senhor”


Deixo registrada aqui as palavras do grande líder Pr. Erton Köhler para nossa edificação espiritual, e a todos os amigos e leitores do nosso blog quero desejar que este final de ano seja de bênçãos, reflexão e preparação para a vida eterna.
“Totalmente do Senhor”
Chegamos a dezembro e já estamos terminando 2012. Como o tempo passou rapidamente! Qual é seu sentimento nesta época do ano? Há pessoas que veem apenas mais um simples bloco de 31 dias dentro do calendário. Para a maioria, é tempo de celebração, alegria, festas e encontros de família. É um bom momento para gratidão, recomeço e reflexão. Uma chance para melhorar o que ficou para trás.

Os dias 25 e 31 de dezembro, com suas comemorações, não têm nenhum poder especial, mas podem se tornar oportunidades nas mãos de Deus. Precisamos cuidar para não gastar esse tempo apenas em festas, jantares, presentes, roupas especiais, etc. Tudo isso é secundário diante de nosso objetivo principal.

Observe com atenção a razão por trás dessas festas. Não quero discutir a veracidade ou origem das datas, nem as comemorações realizadas, mas o que deveria ser sua real motivação. O Natal surgiu para celebrar o nascimento de Cristo, nossa salvação. O ano novo oferece uma oportunidade para recomeço e reorganização da vida. Por trás das duas celebrações há oportunidades de graça e salvação. Muitas vezes, porém, as festas que deveriam servir para ampliar a essência dessas celebrações acabam se tornando um entretenimento. A vida continua e perdem-se oportunidades preciosas.

Diante disso, quero convidar você a ter um fim de ano mais consistente e feliz. Se possível, esteja perto de sua família ou das pessoas que você ama, com muitos abraços, expressões de carinho e gratidão. Mas, acima de tudo, perto de Deus. Você não pode ficar preso apenas às comemorações populares. É preciso ir além, aproveitando a oportunidade para reflexão, gratidão e decisão. Encare o Natal e comece o novo ano renovando sua experiência com Deus. Se ela já está bem, procure reconsagrar sua vida ao Senhor. Se não está como deveria, abrace essa oportunidade para o novo começo. Não temos tempo a perder nem podemos ficar distraídos com o que não é essencial e, muitas vezes, nos afasta de Deus.

Repita em sua vida a história do rei Asa. Mesmo sendo quase desconhecido dentro da dinastia de Judá, ele tomou as decisões corretas e foi um homem de Deus. A história começa com Davi e seu reinado de 40 anos sobre Israel, sendo substituído por Salomão durante mais 40 anos. Foram dias de muito crescimento e prosperidade, apesar dos muitos momentos difíceis.

Infelizmente, um declínio acentuado começou quando Salomão foi substituído por seu filho Roboão, e o resultado foi a lamentável divisão do reino. Sua liderança resistiu por apenas 17 anos. As coisas se complicaram ainda mais quando Abias reinou em seu lugar por apenas três anos. Ele “andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele” (1Rs 15:3). Foi um rei tão fraco que em sua biografia a Bíblia gasta mais tempo falando de Davi do que dele mesmo. Após sua morte, Asa reinou em seu lugar. O que se podia esperar desse novo rei? Era filho e neto de péssimos governantes. Líderes fracos, que fizeram o que era mau perante o Senhor. Mas Deus o preparou em meio a essa situação. Seu governo teve duração maior que a de seus antecessores. Durante 41 anos ele “fez o que era reto perante o Senhor” (v. 11). Sua liderança foi séria, começando a obra de reforma dentro de sua própria casa. Não foi perfeito, mas exerceu uma liderança espiritual.

Uma frase bíblica revela quem foi Asa e o destaca diante de todos os outros reis: “O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor” (v. 14).
Não poderia haver descrição mais impressionante da vida de um homem. Que exemplo para nós!

Nesta época de festas, convido você a ser como o rei Asa: totalmente do Senhor, todos os dias do novo ano e de sua vida. Que você faça de “Cristo o primeiro, o último e o melhor em todas as coisas” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 361).

Decida dedicar a primeira hora de seu dia para estar na presença de Deus, gastar mais tempo para ler a Bíblia e orar. Essa é apenas uma decisão, mas que pode mudar toda a história de sua vida. É o primeiro grande passo. Os demais serão consequência.

Lembre-se de que “ao som da fervorosa oração todo o exército de Satanás treme” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 346). “Ninguém, sem oração, se encontra livre de perigo durante um dia ou uma hora que seja” (O Grande Conflito, p. 530). “Faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta à oração de fé, aquilo que Ele não outorgaria se não o pedíssemos assim” (Ibid., p. 525).

Por isso, termine 2012 prostrado em oração para que possa começar 2013 em pé, permitindo que sua vida seja totalmente do Senhor.

Erton Köhler é presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...