terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 1 Samuel 31


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  1 Samuel 30Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/31


Como o maligno pretendia com sua previsão da derrota de Saul através da médium de En Dor, Saul estava em desespero antes do início da batalha no Monte Gilboa. Como ele não estava em condições de conduzir suas tropas, a previsão se cumpriu. Israel foi derrotado pelos filisteus e Saul, com seus três filhos e seu guarda-costas, foram mortos.

A derrota de Saul foi um desastre para ele e para o seu povo. Quando os filisteus encontraram seu corpo no dia seguinte, o decapitaram e o prenderam no muro de Beth Shan, uma das suas fortalezas, no centro do país, que os juízes não haviam conquistado. Sua cabeça e armadura foram exibidos em um de seus templos, dando crédito aos seus deuses. O exército de Saul se dispersou, os habitantes das cidades vizinhas fugiram e os filisteus ocuparam suas casas.

Era a desgraça máxima que um corpo ficasse insepulto e exposto ao abutres. Um destaque positivo neste capítulo foi a bravura dos homens de Jabes Gileade. Eles haviam sido resgatados por Saul no início de seu reinado e agora arriscaram suas vidas para resgatar seu corpo e dar-lhe um enterro decente em Jabes.

Que lições podemos aprender com o fim trágico do homem que tinha sido cheio do Espírito Santo? Eu sugiro três: cuidado para não entristecer o Espírito do Senhor, cuidado com o ciúme, que no caso de Saul deixou as fronteiras de seu reino desprotegido enquanto ele perseguia Davi, e muito cuidado para não desobedecer a qualquer instrução explícita de Deus.

 Ralph Neall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...