sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 10


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel 10--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/10

Entendendo 2 Samuel 10

Comentários do Pastor Heber Toth Armí

Neste mundo onde o mal e o pecado está presente, o medo e a desconfiança pode vir dominar as atitudes humanas. Assim, muitos agem irracionalmente! Quando o ser humano age movido por medo e desconfiança, ele provoca problemas que jamais existiriam caso investigasse a verdade ou mesmo olhasse de outra forma para a vida e as pessoas. Como foi bondoso e generoso para com Mefibosete, Davi também desejou mostrar generosidade para com o filho do falecido rei Naás, seu aliado, e enviou uma delegação para expressar seus pêsames. Mas os representantes de Davi foram acusados de espionagem, por isso foram humilhados por Hanum, filho de Naás. O medo e a desconfiança induzem as pessoas a concluírem equivocadamente até as mais nobres das intenções humanas. Tais sentimentos na família perturba a paz e provoca brigas; no trabalho, destrói as amizades e a harmonia; na igreja, cria "panelinhas" e desavenças entre os membros. O desafio para hoje é: "Não permita que o medo e a desconfiança te impulsione a agir precipitadamente e ainda de maneira totalmente errada". Examine e Bíblia e reflita nos princípios da Palavra de Deus! Leia II Samuel 10.

Aqueles que humilham os bons, mais cedo ou mais tarde, sofrerão as consequências de seus atos. Os homens que Davi enviou para consolar o filho do rei voltaram com a barba raspada pela metade, as roupas rasgadas até as nádegas e despedidos de forma humilhante. O corte da barba, um símbolo de honra masculina, e a vergonhosa exposição forçada eram insultos abomináveis; porém Davi não revidou até que os amonitas contrataram mercenários arameus e preparam-se para atacar Davi. O exercito de Davi, dividido em dois grupos, um liderado por Joabe e o outro por Abisai, afugentou os provocadores de guerras (II Samuel 10:1-14). Insatisfeitos por não conseguir humilhar o povo de Deus, os arameus, sob a liderança de Hadadezer, ajuntaram mais homens além do Eufrates só para experimentar a derrota e humildemente ter que se render e buscar um tratado de paz com Davi (vs. 15-19). Conquanto, aqueles que arrogantemente humilham pessoas que promovem o bem, logo sofrerão as mais terríveis humilhações que virão de suas próprias mãos. A verdade é que você não deve humilhar a ninguém, é você quem deve se humilhar diante de Deus e entregar toda e qualquer situação em Suas poderosas mãos (v. 12).

A leitura de II Samuel 10 nos impele a pensar que, quando o servo de Deus é ofendido ele é compelido a suportar isso sem maldade, mas não sem a pretensão de sentir a ofensa no coração; se assim não fosse, encorajaria os inimigos a praticarem ainda mais intensamente suas ofensas e atos de humilhação. O cristão é o mais nobre de todos os seres humanos do mundo, mas mesmo assim é ser humano, ele sente e sofre se for humilhado. Analisando o relato de Davi neste capítulo percebe-se que e mais fácil escapar dos chifres de um touro do que encontrar conforto em uma vizinhança que implica até com boas intenções. Neste caso, nunca confie em uma amizade assim, confie o caso nas mãos de Deus e Ele fará justiça para com o injusto. É preciso ter consciência que para as pessoas obstinadas nem o sentimento e nem a razão têm condições de mudar o comportamento delas, a não ser que sejam entregues à humilhação que procuram causar nos outros. Porém, isso só Deus pode fazer. Quem fizer por conta própria sofrerá as mesmas consequências desastrosas. Saiba que é mais fácil tentar convencer um pedaço de tijolo a se transformar em mármore do que incutir bom senso a uma pessoa petulante. Então, deixe certas pessoas nas mãos de Deus! Erga a cabeça, tenha fé e busque a orientação de Deus, Ele não te decepcionará. Ele te dará a solução certa!Heber Toth Armí
*****************************
Comentários : Koot van Wyk

Dois relatos bíblicos paralelos enfocam a guerra contra os amonitas, os siros e outros aliados. Um deles se encontra neste capítulo e o outro está em 1 Crônicas 19, o que significa que os autores bíblicos utilizaram as mesmas informações disponíveis nos registros do palácio a fim de relatar os acontecimentos. Samuel e os profetas Natã e Gade escreveram diferentes partes dos livros de Samuel e Crônicas (ver 1 Cr. 29:29). A autenticidade dos escritos pode ser vista pelo modo como os autores escreveram, utilizando relatórios fidedignos, anedotas, listas, informações estas oriundas do palácio, que eram atualizadas diariamente. O Espírito Santo inspirou o autor desse capítulo a utilizar as informações confiáveis disponíveis.

Encontramos um relatório da humilhação imposta pelos amonitas aos servos de Davi aos quais rasparam metade de suas barbas e cortaram a metade inferior de suas vestes, na altura da cintura, para a vergonha deles (v. 1-5). Também vemos um relatório dos acontecimentos políticos, quando os amonitas, diante da péssima situação militar em haviam se colocado, contrataram milhares de soldados de cidades-estado aliadas e se postaram para lutar contra os homens de Davi, sob o comando de Joabe, que estavam defronte de sua cidade (v. 6-8). Este relatório é montado com o foco unicamente em Joabe e suas realizações (v. 9-14), e provavelmente foi registrado originalmente pelo escriba militar que o acompanhava, pois sabemos exatamente o que Joabe fez e os resultados desta batalha. As forças de Joabe venceram e os inimigos que vieram ajudar aos amonitas fugiram.

É interessante notar neste capítulo como a habilidade militar de Joabe é colocada lado a lado com os superiores resultados de Davi, que é registrada pelo escriba do palácio nos versos 15-19. Observe como o escriba cuidadosamente coleta os detalhes sem fazer propaganda pelo rei. Nesta segunda batalha, os siros receberam reforços que vieram dalém do rio Eufrates para lutar contra os homens de Davi e foram derrotados. Muitos morreram na batalha. O resto voltou para casa e se recusou, em temor, socorrer os amonitas novamente.

Querido Deus
Neste mundo de pecado, há reis que governam corretamente e assim nos beneficiam, e há reis que são nossos inimigos. Proteja-nos e guarda-nos em Suas mãos. Amém.
 Koot van Wyk, Kyungpook
Universidade Nacional de Kyungpook
Sangju, Coréia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...