sábado, 26 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 18


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel 18--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/18


O escriba que acompanhava Davi registrou fielmente todos os eventos na vida de Davi que ilustraram os tristes resultados de atos pecaminosos. Este capítulo termina com as lágrimas de Davi. Amargas lágrimas. Uma combinação complicada de fatores levou a essa amarga experiência emocional.

Primeiro, nota-se que a árvore familiar de Joabe está envolvida. Abisai, irmão de Joabe, foi escolhido por Davi para ser general de um terço de seus homens e o próprio Joabe, de outro terço. Do outro lado, o sobrinho de Joabe, Amasa, foi colocado como general do exército de Absalão. Há, portanto, uma luta familiar acontecendo nesses capítulos (15-18).

Davi queria participar pessoalmente com seus homens da luta contra Absalão e seu exército, mas os homens de Davi insistiram que ele deveria ficar e se proteger estrategicamente dentro da cidade em que estava, Maanaim (v. 3). Assim, ele ficou ao lado da porta, acenou para eles e depois em voz alta gritou para Joabe, Abisai e Itai, os três generais, que deveriam tratar o seu filho Absalão com brandura. Milhares de pessoas ouviram estas palavras saírem da boca de Davi.

A próxima informação nos vem de um escriba militar que relatou a batalha e que a maioria dos homens de Absalão morreu na floresta (v. 6-8).

Absalão fez, então, uma coisa muito imprudente: ele fugiu dos homens de Davi, montado em um burro, através de uma espessa floresta de velhos carvalhos. Os carvalhos (na Palestina e em outros lugares) crescem não só na altura, mas também horizontalmente e correr montado em um burro por uma floresta como esta só poderia criar problemas. Absalão ficou preso na forquilha de um dos ramos horizontais, pendurado por seus cabelos longos. Joabe e os 10 jovens com ele foram avisados disto por um homem que havia visto Absalão, mas havia se recusado a matar o filho do rei. Joabe, então, o matou. Ele, então, tocou a trombeta e deteve seu povo de perseguir os fugitivos de Israel, terminando, assim, a guerra.

Aimaás, filho do sacerdote Zadoque, queria correr para avisar a Davi (v. 19), mas Joabe mandou um etíope, um povo de grandes corredores, ainda hoje, que tomou o caminho normal.  De tanto Aimaás insistir para também correr, acompanhando o etíope, que Joabe deixou-o ir. Ele conhecia um caminho mais rápido e chegou primeiro a Manaaim para dar a Davi as tristes notícias sobre seu filho. “Davi estava sentado entre a porta interna e a externa da cidade” (v. 24 NVI), à espera de notícias. Podemos imaginar o otimismo de Davi, que ao reconhecer Aimaás disse: "Este é um bom homem e vem com boas notícias". Quando Davi perguntou a respeito do seu filho, Aimaás declarou que havia acontecido grande confusão e não sabia muito mais. Em seguida, o etíope veio correndo e disse que o Senhor naquele dia livrara a Davi de todos que se levantaram contra ele (v. 31) e que desejava que todos os inimigos do rei morressem como aquele jovem (v. 32).

Este capítulo termina com o fortemente emocionado choro de Davi, no quarto acima da porta. Davi chorou alto, disposto a morrer como substituto por seu filho. Somos lembrados aqui de Alguém que disse o mesmo quando Adão pecou e aceitou um dia morrer como nosso Substituto.
 
Querido Deus,
Nós também somos afetados, por vezes, por problemas familiares e separação de nossos entes queridos devido ao pecado. Muitas vezes guerras emocionais se abatem sobre nós e nos deixam arrasados.Todos nós precisamos do Substituto que morreu por nossos pecados, para nos livrar e aos que aos rodeiam dos efeitos de nossa culpa e nos reconciliar com Ele, para que possamos também nos reconciliar uns com os outros.
Em nome de Jesus,
Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...