quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 22


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel 22--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/22


Aprendemos mais sobre a Palavra de Deus neste capítulo. Por que o Espírito Santo consideraria adequado repetir um capítulo em Sua Palavra? Este capítulo é repetido no Salmo 18. Entretanto, há diferenças entre os dois e talvez esteja aí a lição para nós.

- O Salmo 18 é litúrgico e o título diz: "Para o chefe dos músicos. Salmo de Davi, servo do Senhor." Já 2 Samuel 22 é um capítulo histórico e apenas diz:" Davi disse ao Senhor."

- O historiador em 2 Samuel fala do livramento de Davi, da mão de Saul, dado pelo Senhor (v. 1), mas no Salmo 18, Saul não é mencionado.
- No verso 5 de 2 Samuel fala sobre "ondas da morte", mas no Salmo 18 diz "os laços/cordas da morte".

- 2 Samuel 22:8 fala dos "alicerces/fundações dos céus", mas no Salmo 18:7 temos "os alicerces/fundações dos montes."
- Em 2 Samuel 22:11 diz que o Senhor "apareceu/foi visto sobre as asas", mas no Salmo 18:10: "Ele cavalgava/montou um querubim."

Quando num momento posterior, o escriba fez a cópia de 2 Samuel ele adaptou as palavras para criar o cântico a ser usado na liturgia.

A escolha e adequação de palavras para uso em um hinário são também feitas hoje em dia. É comum nas igrejas a composição de hinos usando textos bíblicos, por exemplo, transformar o Salmo 23 em uma canção. A palavras são alteradas para se ajustarem à música e ao público. Velhas palavras são trocadas por palavras contemporâneas. Todo mundo canta sem reclamar disso. Então não precisamos criticar quando o Espírito Santo seleciona este hino para incluí-lo posteriormente em Sua Palavra, no Salmo 18.

Outra utilidade de trechos duplicados é que a comparação entre eles permite a recomposição de textos perdidos ou de difícil interpretação. Esta foi uma tarefa árdua para os judeus quando estavam no exílio. E também ocorreu em outros lugares, como, por exemplo, na biblioteca assíria de Nínive. Nela se encontrou um texto sobre o pai de Assurbanipal que foi copiado nos dias do último rei de Babilônia. Através da comparação dos dois textos, estudiosos verificaram a existência de condensações e inserções de palavras para tornar as coisas mais claras. Isso também ocorre, por exemplo, nos quatro evangelhos.

Que lição podemos aprender com isso? Para demonstrar-nos como é importante ter cuidado com nossas vidas e com aquilo que escrevemos e dizemos, porque isso pode afetar a forma como as pessoas entendem/compreendem a Palavra de Deus.

Querido Deus
A maneira como vivemos afeta a maneira que pensamos; e nossa maneira de pensar afeta o modo que nós agimos; e o modo como fazemos as coisas determinam o que produzimos. Ajuda-nos a viver diariamente para Ti, de forma que nossas atividades de escriba não causem sofrimento à Palavra de Deus. Em nome de Jesus. Amém

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...