terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Smuel 7


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.

Hoje vamos ler:  2 Samuel  7--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/7

Comentários :

Neste capítulo, vemos o desejo de Davi de construir um templo para o Senhor. Quando ele contou ao profeta Natã o que havia em seu coração, Natã o encorajou e disse, "faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo" (v. 3). Porém naquela noite, o Senhor falou com Natã e lhe deu uma mensagem para Davi. O Senhor disse: "Por que você quer construir-me uma casa? Eu já pedi a qualquer das tribos de Israel para construir-me uma casa? "(cf. v. 5-7). Então, o Senhor descreveu o que ele tinha feito por Davi ao longo dos anos, e acrescentou: "o teu descendente [...] edificará uma casa ao Meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do Seu reino” (vv. 12-13). Davi ouviu, agradeceu a Deus por haver estado com ele todos esses anos, e disse: "que o Teu nome seja engrandecido para sempre" (v. 26 NVI).

O que é importante neste contexto é que o Senhor, através de Natã, promete a Davi um trono para sempre, estabelecendo-o firmemente ao lado do trono de Deus no céu. Por esta promessa, Deus não estava sendo seletivo. Não houve favoritismo aqui. Entre os descendentes de Davi estaria o Prometido e por meio dele viria o tempo em que Israel teria descanso de todos os seus inimigos (v. 11). Esta promessa de descanso eterno nos inclui (Israel espiritual) e está disponível a nós através da morte de Jesus Cristo. Deus prometeu que mesmo quando Davi morresse Ele lhe suscitaria descendentes (espirituais) para transmitir o legado da Palavra de Deus na terra e lhes preparar um lugar no Reino de Cristo, quando todos reinarão com Ele juntos (v. 13-16).

Davi entendeu a escatologia [parte da teologia ... que trata dos últimos eventos na história do mundo. Cf Wikipedia] de Natã e respondeu, indo para o Tabernáculo, "assentando-se" diante do Senhor e orando. Toda a oração é registrada nos versos 18-29. Davi sabia que Deus não estava falando apenas sobre ele ou seus filhos, pois disse: "Estabeleceste Teu povo Israel por Teu povo para sempre e Tu, ó Senhor, Te fizeste o seu Deus " (v. 24). Não houve favoritismo por Davi, nenhuma promessa étnica de sangue. Baseava-se em uma relação espiritual desde Adão até a Segunda Vinda de Cristo. Davi é parte de uma herança que percorreu um longo caminho e nós, que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador, estamos incluídos.

Não há diferença no pedido da oração de Davi de que sua casa seja estabelecida para sempre (v.25) e da nossa oração de que nossa casa, todos os que adoramos a Deus possamos, um dia, entrar no céu. Davi desejava ser abençoado de tal forma que seus filhos continuassem "para sempre diante de Ti" (v. 29). A escatologia de Davi é um reflexo da escatologia de Natã e não difere da escatologia de Jesus.

Querido Deus,
Obrigado porque todos os homens na terra, não importa de que raça, cor ou sangue, tem a chance de se tornarem filhos de Deus, sentarem-se em um trono para sempre com Cristo no Céu e receber bênçãos em adoração diante de Ti. Queremos do mesmo modo como Davi entendeu, nos unir ao povo espiritual de Deus; uma linhagem que vem desde Adão e se estenderá até a Segunda Vinda de Cristo. Amém.

Koot van Wyk-Kyungpook National University- Sangju, Coréia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...