quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lições de Vida

Leia a Bíblia! 
Hoje vamos ler I Reis 13
Projeto RPSP- I Reis 13- Leitura de um capítulo da bíblia todos os dias.
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Com Deus não se brinca. Deus deve ser levado à sério. De Deus não se zomba. A Bíblia, a Sua Palavra, deve ser levada tão a sério quanto o próprio Autor. Em I Reis 13 o rei Jeroboão foi julgado e veio um profeta de Deus fazer uma profecia diante do altar do rei; esse profeta tinha ordens de Deus o qual não cedeu diante dos convites de Jeroboão, porém um velho profeta na região o dissuadiu de fazer a vontade de Deus por meio de mentiras e ardis. Enfim, a desobediência do homem de Deus acarretou em condenação imediata sobre ele, sendo morto por um leão (v. 24); o outro profeta, o velho, que mentiu para fazer desobedecer o homem de Deus, sofreu a amarga dor do remorso (vs. 29-32); e, ainda, a impenitência do rei Jeroboão determinou seu destino (vs. 33-34). Esse capítulo traz sérias advertências para nós: Por meio da Bíblia, escrita pelos profetas de Deus, temos a revelação sobrenatural; ela contém tudo o que precisamos saber sobre nosso Criador, Seu plano para nossa vida e o caminho que devemos seguir a fim de salvar-nos; negar a possibilidade de tal conhecimento ou questioná-lo ou mesmo adulterá-lo é uma atitude de ingratidão e rebeldia escancarada diante de Deus. Essa rebeldia não fica sem punição tanto quanto a rebeldia de um filho não fica sem a punição de um bom pai que preza pelas coisas certas. Quem é Deus para você? Eu decido de hoje em diante respeitar mais a Deus e Sua Palavra, e você?

Todos somos dotados de livre arbítrio, podemos escolher obedecer ou desobedecer a Deus. Até mesmo quem tem o dom de profecia está livre a fazer escolhas à favor ou contra Deus. Enquanto o profeta escolhe obedecer ele é protegido miraculosamente das mãos de quem deseja fazer-lhe o mal, porém quando se desvia da vontade de Deus até um leão o mata e deixa seu jumento com vida (I Reis 13). Esse profeta foi enganado, desobedeceu e foi morto; o profeta não é alguém super poderoso que está isento de erros e falhas diferente de nós. Ele precisa tanto quanto nós lidar com decisões e saber escolher, sabendo que até para um ele os erros tem consequências. Agora, analise comigo, se até um profeta pode desviar-se da vontade e planos de Deus, quanto mais nós que não somos profetas? Se até quem é conhecido por homem de Deus sofre por causa de seus atos de rebeldia, quanto mais nós? Interessante é que por ironia, a morte do profeta que proferiu palavras de juízo contra o altar de Jeroboão provou que suas profecias acerca de Betel se cumpririam com certeza (v. 32). Deus não tolera o pecado e preza por Sua Palavra, devemos ser zelosos diante de Deus e dos ensinamentos revelados em Sua Sagrada Escritura deixada para nós. Ore antes de ler, leia meditando e orando diante de cada frase bíblica e ore depois da leitura - eis o caminho para reavivar a paixão espiritual e renovar a mente e o coração diante do santo, majestoso e poderoso Deus!

Cuidado com os falsos profetas que usam o nome de Deus em seus argumentos mentirosos. Os profetas falsos são conhecidos desde a antiguidade e existirão até a volta de Jesus, proliferando-se cada vez mais intensamente. Eles usam de engano, ardis e mentiras para seduzir, não só os escolhidos, mas tentam seduzir até mesmo verdadeiros profetas de Deus (veja I Reis 13). Atualmente se vê muitas pessoas profetizando, tendo suas próprias revelações que satisfazem e atraem multidões. Algum de seus seguidores nunca cogitou a possibilidade deles serem falsos? As mensagens desses falsos mensageiros que usam o nome de Deus para fortalecer seus argumentos alegam ter sonhos e visões; todavia, além de suas mensagens, sonhos e visões serem falsos, são tremendamente destrutivos como daquele profeta velho que enganou o homem de Deus. Mensagens com esperanças enganosas interferem no viver honesto, pois falam de bênçãos na desobediência, no erro doutrinário e na rebeldia aos mandamentos de Deus. Esses falsos dons de profecias espalhados pelas igrejas evangélicas promovem a ambição, a vaidade, o desejo aos bens materiais, o orgulho e alimentam a autopiedade daqueles que sofrem. Eles proclamam um religião sem cruz, sem renúncia do eu e sem abandono do pecado e são muitos os que seguem suas dissoluções realizadas por ganância por meio de palavras fingidas. A única forma de não ser enganado é ler a Bíblia com o auxílio do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...