sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia! 
Hoje vamos ler I Reis 15


Podemos tirar muitas lições de vida com a leitura de I Reis 15 e com os comentários do Pastor Armí aprendemos lições preciosas que nos ajudam na nossa caminhada cristã.

Leiamos os Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

É muito mais fácil os filhos aprender com o mau exemplo dos pais do que se livrar deles. Em I Reis 15 logo no começo já nos é dito que o rei Abias "andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o SENHOR seu Deus como o coração de Davi, seu pai" (v. 3). No verso 26 diz também que Nadabe "fez o que era mau aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de seu pai, e no seu pecado com que seu pai fizera pecar a Israel". No entanto, isso não é regra. Confiando em Deus um filho de um pai que não fez o que era reto aos olhos do Senhor pode se levantar com ousadia e trilhar caminhos diferentes. No verso 11 temos a informação que "Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai". Ele removeu os ídolos que "seus pais fizeram" (v. 12), tirou sua mãe de rainha "porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera" (v. 13); além disso, "Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom" (v. 13). A corrente do mal, do pecado e da idolatria pode ser quebrada por qualquer pessoa que se levantar com ousadia para fazer a vontade de Deus, mesmo sendo filho de alguém que não deixou um bom exemplo. Você pode fazer a diferença. Levante-se, confie em Deus e começa logo um reforma em tua família, em teu trabalho, em teu círculo de amizade, em tua igreja, etc.

A morte chega, mais cedo ou mais tarde, a todos; seja você simples ou ocupe você uma posição elevada na sociedade. Seja rico ou seja pobre teu maior legado é a tua história, o teu exemplo, seja este negativo ou positivo. Em I Reis 15 Davi já estava morto, mas ele é referência aos reis que vieram depois dele. Referindo-se a Abias,o texto diz que "o seu coração não foi completamente leal para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai... Pois Davi tinha feito o que era reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias de sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu" (vs. 3-6). Enquanto muitos pais deixam exemplos negativos outros deixam exemplos positivos. Pare e pense, um dia você também deixará seu legado de vida à próxima geração, que tipo de legado você deixará? Como as pessoas vão se lembrar de você? Muitos filhos lembram para sempre do mau exemplo deixado por seus pais (vs. 3, 12, 15, 19, 26). Que lembranças ficarão para sempre na memória de seus filhos? Que tipo de religião você está deixando para eles? Você acha que se seguirem teus passos, eles vão se dar bem? Eles irão para o Céu ou se perderão entrando no caminho do inferno? Reflita mais em I Reis 15 e tome uma atitude de viver a altura do ideal de Deus para você e deixe um bom legado depois de fechar os olhos para sono da morte!

Andar retamente diante de Deus resulta em graça para a próxima geração. Escavando com atenção I Reis 15 a fim de extrair pepitas de ouros em princípios bíblicos olhei com lentes de aumento para o verso 4 acompanhado de jejum e oração, e, o Espirito Santo me mostrou que se um pai faz a coisa certa, a graça de Deus alcança o filho mesmo que este não esteja fazendo a coisa certa. Incrível, que Deus maravilhoso! Creio que com isso Deus esteja motivando os pais a lutarem por um ideal mais avançado, uma vida mais nobre e uma religião mais excelente. Sendo pais ou não devemos fazer as coisas retas aos olhos do Senhor, devemos nos desviar do mal e fazer tudo quanto Deus nos ordenar. Assim fazendo, receberemos tanta graça e tantas bençãos a ponto de, mesmo depois da morte, a próxima geração se beneficiar delas e lembrar da graciosidade, bondade e amor de Deus. Olhe bem para o texto de hoje, não veja apenas nomes, veja lições de vida, olhe para alem dos nomes e cargos; perceba que andar retamente diante de Deus resulta em graça para a próxima geração. Deus tem muito a nos ensinar em cada uma das paginas de Seu Livro Sagrado, a Bíblia foi inspirada e ali encontramos as pepitas de ouro que nos enriquecem espiritualmente. Continue estudando-a profundamente e você vai ser rico espiritualmente! Te desejo um feliz sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...