domingo, 17 de fevereiro de 2013

Lições de Vida

Leia a Bíblia! 
Hoje vamos ler I Reis 16

Preciosas Lições de Vida podemos tirar da leitura de I Reis 16. Depois de ler em sua Bíblia o capítulo de hoje leia os comentários do Pastor Armí que pode nos ajudar a tirar lições para nossa vida hoje.

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

A graça de Deus é vista no julgamento mesmo quando o povo aceita mais a vida em pecado do que viver em santidade. Ainda que Israel esteja desgraçadamente corrompido em seus delitos e pecados, dos mais horríveis, Deus ainda o chama de "Meu povo" (I Reis 16:2). Deus tentava de todas as formas evitar o pior na vida de Seu povo, porém o capítulo termina falando de Acabe que reinou em Israel: "E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele" (vs. 30-33). Isso prova que quando as pessoas não querem dar ouvidos a advertência de Deus, nada pode alcançar o coração endurecido. Quem decide não aceitar a vontade de Deus não há nada que o faça mudar de atitude, nem mesmo Deus; não que Deus não tenha poder de mudá-lo, é que Ele respeita a decisão individual de cada um, assim como cedeu o pedido de Israel por um rei mesmo sendo contra a Sua vontade (I Samuel 8:5-6). No livro de reis vemos o resultado de insistir num assunto contrário à vontade de Deus! E você, está disposto a aceitar as advertências de Deus?

A vaidade é um pecado que poucos consideram como uma ofensa a Deus. Porém, ela é uma rebelião contra Deus como qualquer outro pecado. Sobre o rei Baasa e o rei Onri diz I Reis 16 que eles cometeram pecados e fizeram o povo de Deus pecar irritando assim "ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades" (vs. 13 e 26). A vaidade tem a ver com fazer o que bem entender. A vaidade significa massagear o eu que a Bíblia diz que deve ser crucificado. A vaidade suscita o orgulho que fez de Lúcifer um satanás. Vaidade... desde fazer o que der na telha, ser dono de seu próprio nariz, trilhar pelos caminhos do coração até usar brincos, maquiagem, unhas pintadas e roupas indecentes... é viver à parte do ideal de Deus, ou seja, é pecado! Vaidade é viver contra os princípios divinos, é uma afronta ao Criador. É rebeldia pela insatisfação diante do que Deus espera de Seus filhos. Se alguém passa sete horas por semana assistindo TV e sete minutos por semana lendo a Bíblia, terá noção errada da vida. Se alguém se dedica mais a ver os conceitos humanos na mídia terá problemas para aceitar os conceitos de Deus. Se as pessoas permitem ser influenciadas pela ditadura da beleza instituída pela sociedade e não pela Bíblia, certamente serão vaidosas; pois a vida sem Deus precisa ser preenchida com alguma coisa, e geralmente a vaidade é uma opção falsa. Acabe com a vaidade antes que ela acabe com a tua espiritualidade! O reavivamento espiritual deve passar pela destruição da vaidade!

O julgamento divino é necessário em virtude dos corações endurecidos pelo tempo vivido nos pecados. O julgamento divino tem a função de abrir os corações para uma realidade que está além do visível, além do que é palpável e perceptível à olho nu, a fim de romper a couraça da auto-suficiência, de modo que o pecador experimente a abundante graça divina de um Deus amoroso e misericordioso que perdoa, restaura, revigora e transforma. Quando as pessoas vivem tranquilas, em prosperidade, imaginam que nada pode intervir em seus sonhos independentes de Deus. Deus envia o juízo para despertá-las. As vezes nem isso funciona. Deus orientou Jeú a falar com Baasa dizendo: "Porquanto te levantei do pó, e te pus por príncipe sobre o meu povo Israel, e tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito pecar a meu povo Israel, irritando-me com os seus pecados, Eis que tirarei os descendentes de Baasa, e os descendentes da sua casa, e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate. Quem morrer dos de Baasa, na cidade, os cães o comerão; e o que dele morrer no campo, as aves do céu o comerão" (I Reis 16:1-4). A destruição veio conforme a Palavra do Senhor (vs. 7, 12-13), mas não adiantou! É preciso aprender que quando o julgamento de Deus vier devemos aceitá-lo, ainda que causa dor devemos vivenciar a ação purificadora. O sofrimento causado pelo pecado dura menos quando rapidamente aprendemos com o julgamento divino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...