quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia
Hoje 2 Reis 4

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Neste mudo de incertezas, problemas, doenças, escassez e mortes, precisamos saber que devemos depender de Deus. O ser humano sem Deus vive necessitado. Sem Deus não somos nada, e nada podemos fazer diante de algumas realidades que nos assolam. II Reis 4 nos apresenta a realidade da vida, a mulher que ficou viúva, pobre e correndo o risco de perder seus filhos para a escravidão para pagar a dívida (vc. 1-7); a realidade da mulher estéril que foi agraciada com a promessa de um filho, que logo foi ceifado pela morte (vs. 8-37); e a escassez de alimento que obrigou os filhos dos profetas a preparar alimento com videira brava, ao comerem perceberam que era venenosa (v. 38-41). Diante da triste realidade da vida, Deus está sempre olhando com atenção para Seus filhos e servos fieis. A vida aqui neste planeta dominado pelo mal e estragado pelo pecado só é possível mediante milagres. Pelo poder de Deus a viúva pobre teve seu azeite multiplicado e pagou suas dívidas; a mulher que perdeu o único filho pela morte o teve de volta em vida; e, a comida venenosa se transformou em comida saborosa; e, ainda cem profetas foram alimentados com apenas 20 pães (vs. 42-44). Não há nada que Deus não possa fazer, Ele sabe tudo sobre tudo. Além de saber sobre os os problemas que você enfrenta, Ele conhece também a forma certa de solucioná-los. Aproxime-se de Deus, Ele é o mesmo. Confie nEle!

O servo de Deus não está livre de problemas. Neste mundo todos enfrentam problemas, sejam estes fieis ou infiéis, obedientes ou desobedientes, crentes ou incrédulos. A diferença entre um servo de Deus está na atitude diante dos problemas. Há em II Reis 4 vários relatos de pessoas que enfrentaram problemas, talvez maiores do que aqueles que eu e você enfrentamos, porém, cada um buscou a Deus por meio de Seu profeta com confiança, certeza e esperança. O líder espiritual deve ser uma pessoa compassiva, atenciosa e reconhecida como temente a Deus como foi Eliseu. Ele é o exemplo de confiança que devemos ter no Deus todo poderoso. Na condição de pregador, de operador de milagres, ou seja, durante todo seu ministério, Eliseu foi um mensageiro de Deus, um representante dEle neste mundo cruel, de trevas espirituais e de grandes riscos. Sem o Espírito Santo ele não teria nenhum poder de Deus e nada de importante para dizer a qualquer alma aflita. Hoje o mundo carece de homens e mulheres consagrados, dependentes de Deus e cheios do Espírito Santo. Precisa-se de pessoas que, como Eliseu revele ao mundo que existe um Deus que é poderoso, forte, grandioso, bondoso, compassivo e atento a cada alma que dEle necessita. Precismos de pessoas que estejam mais ligadas a Deus do que ao trabalho, mais dependentes de Deus do que do salário, mais cheios do Espírito Santo do que de si mesmas. Eu quero ser essa pessoa, e você?

Dentre os quatro extraordinários milagres descritos em II Reis 4 o autor inspirado expandiu o relato da sunamita estéril. É o maior relato dos quatro, tem mais detalhes ficando mais extenso. A sunamita não tinha filhos e nem poderia ter, o profeta Eliseu lhe prometeu, então ela concebeu e amou seu único filho. Porém, nem o amor, nem a piedade e nem a sabedoria daquela mãe pode preservar o milagre, ou seja, o filho morreu. Entretanto, ela não se desesperou; calma e confiantemente foi buscar ajuda no lugar certo, com o homem de Deus. É aqui que quero me deter: Eliseu orou, clamou com fé a Deus, confiou que Ele resolveria aquela situação, e o filho foi restaurado vivo a sua mãe. A oração trás vida a quem está morto. A oração intercessória pode restaurar até aquele que nada pode fazer para responder a um convite. A graça de Deus acompanha toda e qualquer oração intencessória e age na vida de quem está morto espiritualmente. Tal é o poder desse tipo de oração. Enquanto muitos questionam como a oração por alguém que não está nem aí para Deus pode surtir algum efeito, o texto em análise revela que até por um morto a graça de Deus se manifesta e restaura, quanto mais a alguém que pode responder. A base da oração intecerssória é a graça; do contrário, ela realmente não teria qualquer valor. Invista no ministério da oração intercessória, ore por pessoas que estão mortas espiritualmente, longe de Deus e afogadas no pecado e Deus irá dar vida espiritual a elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...