quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia
Hoje vamos ler 2 Reis 5

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A história de Naamã em II Reis 5 é contada para crianças, no entanto atrai até adultos. Embora pareça infantil, esse relato inspirado por Deus fornece princípios profundos que, meditando podemos conhecê-los; destaco apenas alguns deles, por exemplo:
1. Enquanto o ser humano se preocupa quase que exclusivamente com o aspecto físico; Deus, primeiro se preocupa com o aspecto espiritual do doente, e, só depois lida com o aspecto físico. A cura espiritual habilita e restaura a pessoa fisicamente. Muitos pastores fazem o contrário, oferecem a cura física, mas não a espiritual. Essa é falsa, não vem de Deus, e, ainda cobram por ela, diferente do profeta de Deus (vs. 15-16).
2. Ao se preocupar apenas com o aspecto físico, ignorando o espiritual, o pecador adoece fisicamente. E o doente que rejeita a cura espiritual ficará assim até morrer; infelizmente é desta forma que normalmente as pessoas agem (vs. 11-12).
3. Isso tudo revela que o ser humano está na contra-mão da vontade de Deus, e só terá paz e saúde quem estiver em harmonia com Ele; do contrário, a lepra do pecado o consome vivo. Por outro lado, quando o pecador se rende a Deus (v. 14), ele encontra cura física (v. 14), mental e emocional (v. 19), e, espiritual (v. 17).
Assim, a verdadeira cura física e emocional passa, primeiro, pela cura espiritual. Não questione (v. 11), apenas aceite que Deus age assim, siga as orientações e serás curado!

A mentira é pecado e o pecado é tão ruim como a lepra que corrói o corpo e a alma. Do primeiro ao último verso de II Reis 5 nota-se uma comparação do pecado com a lepra. Naamã, que vivia longe de Deus, estava leproso (v. 1); Geazi, que enganou e mentiu, ficou leproso (v. 27). Naamã, que se rendeu a Deus, ficou são (v. 14); Geazi, rendeu-se ao pecado e ficou leproso. A lepra é uma necrose da pele que vai penetrando e consumindo a carne deixando a pessoa imunda. Assim também é o pecado, destrói alma e nada pode resolver. Posição, educação, cultura, poder, riquezas, fama, prestígio, etc, nada pode resolver o problema do pecado, a não ser Deus. Interessante é que nesta obra de restaurar pecadores, Deus usa pessoas simples: primeiro, uma menina escrava, sem fama e sem prestígio (vs. 1-5), depois Eliseu, um homem humilde e pobre (vs. 9-11), e por fim, os servos de Naamã (v. 13). Deus quer usar você também para ajudar pessoas que sofrem com os pecados. Veja que sem Deus a vida é miserável, incompleta, vazia e sem sentido; entretanto, tudo muda quando se rende a Deus. O mergulho de Naamã é símbolo do batismo, de entrega e compromisso com Jesus, o Salvador e Libertador do pecador. Leve pessoas a Jesus! Há muitas pessoas precisando de ajuda, só assim elas se converterão como Naamã. Seja você um instrumento de Deus para elas!

Hoje Deus esclarece a todos nós que achismo não é esperança, “achar que” não é fé, desejar não é acreditar. Em II Reis 5 nota-se o rei da Síria achando que o rei de Israel curaria Naamã, mas não o curou (v. 6). Naamã achou que Eliseu colocaria a mão sobre a doença, e seria curado, mas isso não aconteceu (v. 11). Ele também achou que, se os rios sujos de Israel poderiam curá-lo da lepra, quanto mais os rios limpos de Damasco (v. 12), mas não era verdade. Por isso, Naamã achou que não tinha mais esperança para ele, quando na verdade estava diante da solução para Seu problema: humilhar-se, curvar-se e submeter-se a Deus a às Suas orientações. Quem acha que num palácio (vs. 6-7) vai encontrar o que pensa não ter numa choupana (vs. 9-11), se engana! Quem acha que dá para pagar a Deus por algo, está enganado (vs. 5, 15-16). Em algum momento o desespero toma conta do rico e do pobre, do zé ninguém e do rei, pois quem vive de achismo não acha nada, fica na mesma situação deplorável e caótica de sempre. Além disso, existem muitos religiosos que vivem do achismo, mas nunca acharão a salvação para oferecê-la aos necessitados. Há também aqueles que discutem a Bíblia com base no “eu acho que”, estes ainda não conheceram a Deus; porque, depois de uma entrega total a Ele, a certeza (v. 15), a fé absoluta (v. 17) e a convicção na Palavra de Deus (v. 18) substitui o achismo. Chegou a hora de você passar do achismo para a fé; para isso, é preciso entregar-se totalmente ao Deus que revoluciona vidas, que restaura a saúde e liberta do mal que aflige os pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...