quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP- I Reis 13


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  I Reis 13--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/13

Comentários do Pastor Leo Ranzolin

Um novo rei surge na terra! Roboão escolheu Siquém como o lugar da sua coroação. Esta cidade se localizava na parte central de Israel e ele queria ter certeza do apoio das tribos do norte. Aparentemente, as pessoas estavam cansadas de pagar tantos impostos, por conta de tantas construções em andamento. Eles, então, vieram a Roboão, pedindo alívio e por contrapartida, iriam apoiá-lo. Seus experientes conselheiros lhe recomendaram que aceitasse o pedido. No entanto, Roboão rejeitou seu conselho e resolveu seguir a sugestão dos jovens que haviam crescido com ele. Os jovens também podem dar bons conselhos, mas esses jovens eram muito severos em seu julgamento e conselho.

Este modo de agir não era a vontade de Deus. Depois de três dias de Roboão dá seu veredicto! Ele aumentaria os impostos e tornar as coisas ainda mais difíceis. E então veio rebelião e revolta! Efraim se voltou contra Judá e estavam tão indignados contra a incidência dos tributos mais pesados ​​que eles mataram o homem que estava no comando, Adorão!

Jeroboão havia fugido de Salomão para o Egito. Quando Israel ouviu dizer que ele havia voltado para casa, eles decidiram fazer dele o Rei de Israel, o que englobaria as 10 tribos do norte!

Uma batalha foi marcada para que Judá pelejasse contra Israel. No entanto, a Palavra de Deus foi bem clara: “vocês não devem lutar contra seus irmãos!” E foram orientados a voltar para suas casas. Vimos o que aconteceu nos Estados Unidos e em muitos outros países do mundo, quando uma guerra civil eclode. Ela deixa cicatrizes que serão lembradas para sempre! Os filhos de Israel não foram trazidos do Egito a Canaã para se matarem uns aos outros!

Outro acontecimento triste dessa divisão foi que Jeroboão não queria que as pessoas fossem adorar em Jerusalém. E para neutralizar esta situação, ele fez bezerros de ouro! Assim, o povo voltou aos seus problemas no deserto e se esqueceram de adorar o Senhor.

Era de se esperar que eles tivessem aprendido as lições do passado! Deus estava se comunicando com eles face a face e ainda O rejeitaram! As conseqüências dessa atitude foram desastrosas para o povo de Deus. Aqui está um exemplo claro da obra de Satanás em dividir, separar, fragmentar aqueles que querem seguir o Senhor.

Tanto Salomão e Roboão colheram de seus próprios erros. Deus está no controle, mas muitas vezes Ele permite que as pessoas colham as consequências de seus próprios erros e dos erros de seus governantes.
Leo Ranzolin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...