terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP- I Reis 4


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  I Reis 4 --Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/4

Comentários do Pr. Heber Toth Armí
 
A sabedoria que vem de Deus não se limita apanas ao aspecto espiritual, mas envolve todas as áreas da vida. Salomão foi abençoado por Deus em suas habilidades administrativas também (I Reis 4). Quando Deus age, Ele o faz liberalmente. A sabedoria que Deus deu a Salomão tornou-o um grande sábio, culto e intelectual. Como bem colocou o Manual Bíblico Vida Nova, "A amplitude dessa cultura excedia até a dos famosos sábios do Egito e do Oriente. Ele tinha talento para as artes e também possuía conhecimento incomum das ciências biológicas". Com a sabedoria dada a Salomão Deus impactou o mundo, diz o último verso do capítulo: "E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria". O propósito de Deus quando age na terra, na vida de um indivíduo, é a Sua glória. Em tudo devemos glorificar a Deus que nos dá os dons e talentos que possuímos, pois tudo vem dEle. Devemos testemunhar ao mundo sobre o Deus misericordioso, maravilhoso e majestoso. Hoje, impacte a vida de alguém positivamente utilizando os dons e talentos que Deus te deu. Seja feliz fazendo outros felizes!

Deus tem doutorado em todas as matérias, e é especialista em qualquer assunto do mundo e do Universo. Não tem o que Deus não saiba e Ele pode ajudar a cada um daqueles que O buscam em toda e qualquer questão da vida. Veja as áreas em que Deus concedeu sabedoria e conhecimento ao seu servo e jovem rei Salomão:
1. Deus dá sabedoria para resolver casos difíceis, problemas delicados e complexos até mesmo dos outros (I Reis 3:16-28);
2. Deus dá sabedoria a fim de ter habilidades para adquirir honras e riquezas materiais (I Reis 3:10-15);
3. Deus dá sabedoria administrativa que resolve muitas e antigas rivalidades regionais e familiares (I Reis 4:1-19);
4. Deus dá sabedoria que habilita a pessoa a fornecer mantimento para um grande séquito (I Reis 4:20-28);
5. Deus dá habilidade para alguém escrever e produzir grande quantidade de material de sabedoria geral (I Reis 4:29-34);
Você está enfrentando dificuldades em algumas áreas da vida? Você não consegue passar no vestibular? Você foi reprovado em alguma matéria da escola, da faculdade ou do concurso público? Você não consegue resolver os problemas de tua vida? Não fique triste, cabisbaixo e desanimado. Não desista, busque intensamente a Deus e peça confiantemente a sabedoria que você não tem e, Ele te dará. Seja sábio e glorifique ao sábio e santo Deus que está no Céu!

A Bíblia tem uma seção que muitos a chamam de sapiencial. São os livros relacionados com sabedoria, que são: Jó, Salmos, Provérbios, Cântico dos cânticos e Eclesiastes. Os provérbios são retalhos de sabedoria, pequenas frases com profundos significados. São frases curtas carregadas de imensa sabedoria prática para a vida. De todas as demonstrações de sabedoria de Salomão em I Reis 4 a produção de provérbios e cânticos mencionados nos versos 29-34 tem maior valor canônico. Três dos cinco livros sapienciais da Bíblia, tais como Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos são vinculados a Salomão e fazem parte das Escrituras Sagradas deixadas por Deus a nós. Com a sabedoria de Salomão compreendemos que Deus é quem torna as pessoas sábias. Deus quer nos fazer sábios, por isso boa parte de Seu Livro Sagrado deixado a nós trata de sabedoria, e não apenas no aspecto espiritual, mas em todas as áreas da vida. Precisamos estudar mais os livros sapienciais com humildade, sinceridade e dedicação por meio do Espírito Santo a fim de que sejamos sábios para a vida cotidiana e para a salvação. Avancemos no Projeto Reavivados por Sua Palavra com estes ensinamentos em mente!
Pr. Heber Toth Armí

 ************************************

Comentários do Pastor Leo Ranzolin
No momento em que Salomão preparava sua equipe para os próximos anos, do mesmo modo como líderes tem feito desde o passado, ele sabia que precisava de bons ajudantes. Este capítulo apresenta uma lista de nomes que faziam parte de seu gabinete Real. Todo líder, assim que acabam as eleições, anuncia os nomes das pessoas que serão responsáveis pelas diferentes áreas em seu reino. Salomão precisava de líderes que tivessem uma influência positiva no seu reino e foi muito sábio nas escolhas que ele fez.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia também, a cada 5 anos, elege diretores e líderes departamentais para ajudar o presidente na sua enorme tarefa de conduzir a nossa igreja em todo o mundo. Salomão escolheu 12 funcionários para cuidar das finanças, arrecadando receitas para a manutenção da corte. O próprio Jesus fez uma escolha de 12 homens para difundir a Palavra e para levar sua mensagem de amor e compaixão para o mundo. A escolha de bons auxiliares é a condição sine qua non [NT: indispensável, essencial] da liderança e Salomão cuidadosamente escolheu aqueles que o ajudariam a estabelecer o seu reino. O conhecimento e a compreensão que ele recebeu de Deus o ajudaram a fazer de Israel uma nação poderosa e forte! Sua fama e sabedoria se espalharam por todas as nações vizinhas e as pessoas vinham de todas as partes para ouvi-lo. Seria humanamente impossível a alguém escrever 3.000 provérbios e compor 1.005 canções sem o dom concedido a ele por Deus.  É louvável que Salomão tenha se tornado um perito conhecedor da natureza, primeiro livro de Deus! Sua compreensão da Natureza incluiu árvores, pássaros, peixes, aves e répteis. Este tipo de sabedoria supera todas as riquezas do mundo. Acima de tudo, ele recebeu um coração compassivo.
Acima de todo o conhecimento que possamos obter, dá-nos, Senhor, um coração compassivo!
Leo Ranzolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...