quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP- I Reis 6


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  I Reis 5--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/6

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Deus não permitiu qualquer um construir uma casa de adoração. Davi quis, mas Deus não deixou devido às muitas mortes por ele causadas. Deus escolheu Salomão, que além de conhecedor de botânica, biologia, literatura e de ter bagagem cultural mais elevada de todos os sábios, sua sabedoria e o dar ouvidos às advertências de seu pai o habilitou construir o templo em Jerusalém. Deus não pediu, mas aceitou uma casa de culto. E, semelhantemente às referências ao tabernáculo, Deus concordou em habitar no templo, enquanto Salomão obedecesse a aliança (I Reis 6:11-15). É bom destacar que em nenhum momento Deus garante Sua presença no templo pela aliança com Davi. "O templo não é mencionado especificamente como parte do reino eterno" como disse o teólogo Paul L. House. Com isso Deus queria ensinar que o templo só teria valor se Ele estivesse presente. Que o templo nunca deveria substituir o relacionamento que Ele gostaria de ter com o povo. Que os adoradores nunca deveriam confiar e se apegar ao templo. Estes ensinamentos devem nos alertar quanto à igreja como estrutura; paredes e telhados não significam nada sem a presença de Deus. Deus está mais ansioso por ter o teu coração como casa do que ter uma casa de adoração mesmo que seja feita de ouro. E, sinceramente falando, é mais fácil construir uma casa toda de ouro para Deus do que aceitá-Lo em nosso coração. Pense nisso, refita, analise e chame a Deus para entrar em teu coração para ficar!

A construção de uma casa de culto a Deus foi realizada da melhor forma possível, assim deveríamos nós fazer hoje também. O texto da leitura de hoje - I Reis 6 - é uma descrição detalhada em todas as suas minúcias do plano arquitetônico do conhecido e magnífico Templo de Salomão. Entre a descrição dos aspectos externos (vs. 2-10) e sua luxuosa mobília (vs. 14-36) é destaque no texto a promessa divina de abençoar a Salomão (vs. 11-13). Vale a pena colocar Deus em primeiro lugar, fazer o melhor para Ele e ser-Lhe fiel em todos os seus caminhos. A graça abençoa a fim de que o pecador viva para a glória de Deus. A misericórdia divina alcança as pessoas e oferece a capacidade de viver à altura do padrão idealizado por Deus, basta confiar nEle e permanecer fiel aos Seus princípios. É impossível experimentar reavivavemento espiritual em desobediência. O amor por Deus não acontece longe dEle, é preciso prezar por um relacionamento íntimo. Infelizmente, hoje em dia existem aqueles que falam da existência de Deus, mas não assumem compromisso com Ele. O ateísmo prático consiste na negação de um Deus pessoal. É comum as pessoas terem ideias equivocadas sobre Deus, estes vivem a religião relaxadamente, sem fazer o melhor para Deus. Viver como se Deus não existisse - que é a forma de vida de muitas pessoas - e, não crer que Ele exista, é a mesma coisa. Aproxima-te de Deus e conheça-O melhor a fim de que faças o melhor para Ele todos os dias de tua vida!

As pessoas fazem as coisas relaxadamente para Deus porque não tem a intimidade que Salomão teve com Ele. Os detalhes do templo revela o quanto Salomão era cuidadoso com as coisas sagradas. O ouro no templo revela o quanto Salomão valorizava a obra de Deus. O silêncio na construção revela o grau de respeito de Salomão para com Deus. Os sete anos de construção do templo revela o comprometimento de Salomão com Deus. O que fazemos e como fazemos as coisas para Deus revela quem Deus é para nós. Nossa atitude para com as coisas sagradas revela o nosso caráter diante da grandeza de Deus. Nosso compromisso com a pregação do evangelho ou a falta dele é o modo que revelamos como estamos construindo a igreja de Deus nos dias atuais. Somos chamados a honrar ao nosso Criador e Redentor diante de todo o mundo. Deus observa com aprovação àqueles que tem em conta a glória divina em seu viver diário. Então, agora mesmo, olhe com carinho e atenção cada uma das frases de I Reis 6 e tire lições práticas para tua vida para que enchas de prazer o teu coração com a vida aprovada por Deus! Caia de joelhos e ore pedindo forças para aplicar cada princípio bíblico em teu dia, hoje!

Comentários do Pastor Leo Ranzolin

Salomão começou a construir o templo no ano 480 do Êxodo, o 4 º ano de seu reinado. O Senhor deu instruções completas, especificou cada detalhe desse empreendimento maravilhoso e Salomão cumpriu tudo à risca. Ele não tinha nenhum desejo de ser pomposo, mas queria uma casa para o Senhor! Assim como aconteceu com o tabernáculo no deserto, Deus deu recomendações rigorosas e Salomão estava determinado a obedecer!

É muito significativo que, no meio da construção, Deus tenha vindo a Salomão, provavelmente em um sonho, e lhe feito uma promessa: se ele andasse com Deus, e mantivesse todos os Seus estatutos, executasse os seus juízos e guardasse os seus mandamentos, o Senhor prometeu que iria habitar entre os filhos de Israel. Esta é uma maravilhosa promessa revelada a Salomão e seu povo, a de que o Senhor queria estar com eles. Desde o início, era o desejo de Deus habitar com o homem. Moisés recebeu uma ordem de Deus: "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25:8).

É uma bela experiência para o cristão e para aqueles que amam a Deus saber que Ele deseja constantemente estar conosco. O salmista disse: "Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração” (Sl 90:1). Este “refúgio” [NT: No original: dwelling place, “moradia”, “habitação”] tem vários significados: significa residir em uma casa, se estabelecer, permanecer e também viver em tenda e “tabernacular”. Salomão tinha consciência da presença de Deus em sua vida e queria que o povo de Israel entendesse o que isso significava. Ele queria que eles experimentassem e compreendessem como Deus deseja conviver e comungar conosco.

Nós também somos o templo do Deus vivo. Mais tarde as pessoas entenderiam que o grande templo que Salomão estava construindo era um símbolo do templo espiritual.

Assim como Salomão cuidadosamente seguiu todas as instruções recebidas, nós também, como cristãos, devemos seguir cuidadosamente a todas as instruções divinas. Por meio de Seu Espírito, Deus quer viver em nós e dirigir nossas vidas.
Leo Ranzolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...