quarta-feira, 20 de março de 2013

Lições de vida


Leia na Bíblia 2 Reis 25
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Quando o pecado é grande e a arrogância humana é maior que o desejo de arrepender, Deus faz alguma coisa para quebrar o orgulho. O orgulho é o pecado que levou Lúcifer a rebelar-se contra Deus a ponto de ser expulso do Céu, é o orgulho que impediu Judá de continuar na terra que o Senhor tinha Lhe prometido e lhe dado. O orgulho é o mal que permeia e percorre todas as partes de nosso ser moral, bem como cada faculdade de nossa mente. Assim, o pecado é mais do que quebra dos mandamentos, mais do que meros atos externos; é pior que o câncer que corrói internamente. É uma imundícia que contamina e corrompe todo o ser humano. O privilegiado povo de Deus foi para o cativeiro por causa de seus pecados, por arrogantemente não se arrepender. II Reis 25 confirmam as palavras de Steve Farrar: “O pecado vai levá-lo mais longe do que você deseja ir. Vai retê-lo no lugar mais tempo do que você deseja ficar e vai sair mais caro do que você deseja pagar”. Muitos têm prazer, desejo e forte inclinação para o pecado, entretanto, não estão dispostos a pagar o seu preço, que é a escravidão e por fim a morte! Porém, não critiquemos os judeus, este relato que lemos hoje é um indicativo de que cada parte do mundo dá testemunho de que o pecado é a enfermidade universal que atingiu todo ser humano; e, para restaurá-lo, só Deus tem a solução! A Bíblia oferece a receita divina para este mal!

Esperança em meio ao caos é só Deus mesmo para oferecer! (II Reis 25). Este capítulo encerra os dois livros de Reis, que desde o começo conduz à mente do leitor a uma justificativa divina para a permissão para o cativeiro das duas nações Israel e Judá que, inicialmente era um povo só, guiado e conduzido por Deus, baseado em Sua graça e misericórdia para um fim nobre: preparar o mundo para a vinda do Messias. Quem lê em sequência todos os capítulos de I e II Reis percebe claramente que Deus é quem modela a história, ainda que as pessoas se rebelem contra Ele. O cenário do último capítulo é de desespero; porém, esse relato não exclui a esperança. Como diz o teólogo Paul R. House, "O historiador certamente acredita que a história da nação deu uma guinada terrível e sinistra. Assim mesmo, dias melhores são possíveis porque tais dias sempre foram possíveis... Israel pode estar fora da terra, mas alguns israelitas ainda existem, e a linhagem de Davi não foi erradicada". Agora é com você, pense: Se Deus esteve no controle de uma nação atolada no pecado, não poderia ter controle de tua vida? Se em meio às trágicas consequências do pecado, Deus pode suscitar esperança a Seu povo, não poderia encher também teu coração de esperança? Se Deus tinha a solução para uma nação, não terá para teus problemas e para a tua situação? Levante a cabeça, clame a Ele e confie! Isso é suficiente para Ele agir em tua vida ainda hoje!

Qualquer sociedade que não tem Deus, experimenta o caos. Em II Reis 25, vemos que Zedequias ao comandar uma rebelião contra os babilônios sem dar ouvidos à voz profética (Jeremias 37-39, 52) enfrentou um longo cerco em que trouxe a Jerusalém uma terrível fome. Ele, então tentou fugir, mas foi capturado. No quartel-general de Nabucodonosor em Ribla, ele presenciou a execução de seus filhos, depois furaram-lhe os olhos e o levaram cativo à Babilônia (II Reis 25:1-7). A cidade de Jerusalém foi tomada e os utensílios do templo confiscados (vs. 8-21). Gedalias, que fora nomeado governador, foi assassinado e muitos judeus fugiram para o Egito (vs. 22-26). O incrível é que em meio a este caos, devido a que o povo estava imergido nos mais crassos pecados e tão distantes de Deus, Deus está no controle. Deus nunca perde o controle. Nada lhe escapa dos olhos, das mãos, nada sai de Seu poder. Ainda que o fim trágico de Judá revela os terríveis resultados do pecado, nenhum caos é tão grande e tão emaranhado, que Deus não possa agir, dando esperança a Seu amado, porém, rebelde povo! As condições privilegiadas do rei Joaquim na prisão é uma mensagem de esperança - o reino de Davi não fora erradicado totalmente, restava-lhe um descendente, de onde viria o prometido Messias, o Libertador e Salvador da escravidão do pecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...