quinta-feira, 21 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia - Hoje I Crônicas 1
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Por que é importante ler I Crônicas? O livro de I Crônicas começa com o primeiro ser humano criado no mundo e termina no período persa. Sendo escrito para o povo de Deus que vivia numa pesada letargia espiritual o autor inspirado do livro de Crônicas interpreta a história e encoraja o remanescente fiel. Seu conteúdo apresenta um Deus que elege, castiga e restaura. Delibera a origem e a importância do povo de Deus na história. Seu primeiro capítulo é o início de uma longa genealogia a qual é extremamente importante a fim de mostrar que Deus é quem escolheu o imperfeito Israel mesmo depois da criação perfeita do homem. O cânon judaico colocou os dois livros de Crônicas no final do Antigo Testamento, talvez escrito por Esdras. Com isso em mente, reflita nas palavras de M. J. Salman: “Crônicas se destaca em sua tentativa de interpretar o AT do princípio ao fim. Também parece adequado colocá-lo no fim do cânon da Bíblia hebraica, como aquele livro do AT que sintetiza o restante”. Portanto, estudemos, conheçamos, exploremos e vivamos os divinos princípios deste precioso e sagrado livro desde hoje! Olhe para este capítulo e veja que o povo de Deus tem destaque na história; faça parte deste povo a fim de marcar a história com tua vida!

Qual é o objetivo de I Crônicas 1? Segundo Sara Japhet, “seu objetivo é descrever a história humana como o palco para a encenação da história de Israel... também expressa uma concepção original da eleição de Israel [...] a começar por Adão”. A mensagem para o povo que se achava exilado é: lembre-se que sua herança é tão importante quanto a história em si. O autor intenta lembrar o povo que até os persas estão sob governo de Deus. Para mostrar a importância de Israel o autor relembra o princípio dos tempos, na criação especial do homem (I Crônicas 1:1). Sendo que somos filhos de Adão, esta mensagem nos motiva mostrando nosso valor; nos encoraja revelando nossa nobre origem; e, nos inspira apontando o Deus que está no controle da história, ainda que ela esteja cheia de crises, problemas e dificuldades. A genealogia era a forma antiga de documentar uma determinada mensagem que deveria ser valorizada e respeitada; então, se alguém já rejeitou I Crônicas por suas genealogias, seja você um filho ou uma filha de Deus que irá valorizar tais escritos sagrados. Você se compromete a ler um capítulo por dia desse livro? Estes capítulos também compõem a Palavra de Deus, seja reavivado(a) por Sua Palavra!

Ao ler o primeiro capítulo de I Crônicas saiba que Deus te conhece pelo nome, conhece teus antepassados e tem um plano um plano para teu futuro! Não pense que os livros de Crônicas repetem os livros de Reis; não é verdade: Os livros de Reis foram escritos antes do cativeiro, os de Crônicas, depois. Os de Reis narram a história do ponto de vista profético; já Crônicas, do ponto de vista sacerdotal. Reis enfatiza a liderança dos reis de Israel e Judá; em contraste, Crônicas só os menciona quando necessário. A Bíblia visa revelar o plano de salvar o pecador. I Crônicas 1 não é diferente: A genealogia relembra o propósito de Deus em trazer bênçãos à humanidade presa à maldição do pecado. O plano de salvar, realizado antes mesmo da criação, desenvolveu-se no âmbito do Jardim do Éden com Adão (Gênesis 3:15) continuou através de Abraão e sua descendência (I Cr. 1), que abençoaria a todos, inclusive a você e a mim. Quando Deus permite Seu povo enfrentar o exílio ou qualquer crise, Seu objetivo não é destruí-lo, mas destruir o pecado que destrói o povo e os planos de salvar a humanidade. Você não é mais um entre muitos. Deus te conhece bem. Ele te valoriza e quer te salvar. Neste mundo a vida só tem valor se o foco for Deus, assim seremos distinguidos como Seu povo de passagem aqui na terra aguardando a vida eterna no Céu. Coloque-se hoje ao lado de Deus, junte-se a outras pessoas, formando um povo consagrado, reavivado e esperançoso de estar com Ele no Céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...