sexta-feira, 29 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia- I Crônicas 9
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Os planos de Deus na vida de alguém podem ser destruído pelo mau comportamento, ou seja, pela prática do pecado. Tem gente que poderia estar bem se não fosse seu afastamento de Deus. Você poderia estar melhor se comprometesse mais com Deus. O povo de Deus foi levado para o cativeiro por causa da infidelidade (I Crônicas 9:1). Portanto, se tua vida não está como você sonha, seja humilde para rever onde está o erro e busque corrigir. É preciso ser sincero consigo mesmo; então seja humilde, pois, se até o sol com sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar, por que não apagar o brilho das obras humanas para que as obras de Deus brilhe em nós com maior força? Não permita que as circunstâncias apaguem o brilho de Deus em tua vida. Não seja infiel para não correr o risco de ir para o cativeiro, para as trevas do pecado e da imoralidade. Diz Ellen G. White que “Nosso povo tem tido grande luz, e ainda muito de nossa força ministerial é consumida nas igrejas, ensinando aqueles que deveriam ser mestres; iluminando os que deveriam ser ‘a luz do mundo’” (Evangelismo, pág. 382). Amigo leitor, o pecado está ofuscando o brilho celestial de tua vida? Os planos divinos não estão dando certo porque você teima em ser infiel a Deus? Ou você está é luz para os que estão nas trevas do pecado? Você está iluminando a vida de quem está a tua volta? Seja fiel a Deus, viva os planos do Céu, seja a luz do mundo sem permitir que a infidelidade a Deus te leve para as trevas do pecado!

Quem escolhe o pecado apenas passa pela vida sem deixar boas lembranças. Quem prefere o pecado a Deus deixará um legado de destruição e morte à sua família. É isso que Saul, que teve a oportunidade de ser o primeiro rei do povo de Deus, deixou para sua família (I Crônicas 9:39-44). Apenas por causa do comportamento de Jônatas que a graça a e misericórdia de Deus permitiu que alguns membros dessa família perpetuassem. Então, veja só... você pode ser uma bênção ou uma maldição para tua família. Você pode estar destruindo ou edificando a vida de tua família. Você está escrevendo a história de tua família com tristeza e miséria no pecado ou com paz e alegria de um relacionamento com Deus. O que você planta hoje vai colher amanhã, o pior é que a colheita é maior do que a semeadura. Se você planta pecados, certamente vai colher desgraças e misérias, escravidão e morte; entretanto, se você leva tua família à fonte da vida que é Deus, as bênçãos divina darão segurança, paz, alegria e felicidade às gerações que vierem depois de você. Compare a família de Davi, que foi segundo o coração de Deus com a família de Saul, que era agressivo, mau e raivoso. Três perguntas devem reger tua maneira de lidar com a família: 1) O que você sonha para tua família? 2) O que você está fazendo para alcançar este sonho? e, 3) À luz da Bíblia, aquilo que você está fazendo vai levar tua família para onde você sonha? Pense, analise, reflita e tome uma atitude positiva!

Deus restaura. Deus reconstrói a vida destruída por causa da infidelidade e do pecado. Deus é misericordioso, compassivo e gracioso. Deus é poderoso para tirar das cinzas da destruição um povo miserável afundado na escravidão, sem recursos e sem esperança e fazê-lo voltar à sua terra como nação. As pessoas das tribos que retornaram do exílio e residiam em Jerusalém foram classificadas por genealogias (I Crônicas 9:1-34). Neste texto, é confirmado a escolha divina de Davi e não de Saul para reinar em Israel. Além disso, o capítulo revela àqueles que voltavam do exílio que eles tinham valor e funções específicas no ministério religioso. Deus restaura a auto estima do povo restaurando as funções que tivera no passado. E para haver restauração é preciso focar o aspecto espiritual, orientado por Deus. Ninguém é restaurado sem passar pelas orientações do Deus que restaura. Ninguém pode vencer sem atentar para os princípios do Deus que dá a vitória. Deus é redentor, mas antes de redimir qualquer pessoa da miséria em que se encontra, Ele quer redimir a miséria espiritual, a podridão da alma. Deus deve reger tua vida, tua história, a fim de que a restauração física e social aconteça. Deus é Redentor, entretanto, precisa ser o Senhor de tua vida, o dono de teu coração. Pergunto, Ele já é dono do teu? Ele já é Senhor de tua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...