domingo, 3 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia
Lições de vida através da Leitura Diária de um capítulo da bíblia 
Hoje 2 Reis 8

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Deus conhece o futuro de Seu povo e também o futuro do povo pagão. Deus não perde o controle mesmo quando Satanás domina. Não que Deus tenha algum tipo de parceria com Satanás, o sentido é que Deus conhece o futuro daqueles que não se submetem a Ele. Eliseu, Seu porta-voz prevê a morte do rei Ben-Hadade e a usurpação de Hazael na Síria. Eliseu chorou porque Deus o mostrou que Hazael castigaria Israel, Deus permitiria isso por causa da pecaminosidade de Seu povo (II Reis 8:7-15). O homem de Deus que tem o Espírito Santo chora pelos pecadores como Jesus também chorou por Jerusalém por ver-lhe o futuro doloroso (Lucas 19:41-44). O futuro só a Deus pertence e pode intervir nele, mas por respeitar o livre arbítrio que Ele deu aos seres humanos, Ele chora mas não força ninguém a fazer o que não quer; Ele chora por saber como será o fim daqueles que não se colocam ao Seu lado. Deus tem compaixão dos pecadores, oferece a Sua preciosa graça e apresenta-lhes Sua grandiosa misericórdia; como não força ninguém a aceitar tudo isso, Ele chora pela situação miserável de quem O rejeita. Deus não é um Deus que não se importa com as escolhas alheias, ou friamente rejeita àqueles que O rejeitam. Ele ama e se compadece daqueles que se deixam ser guiados pelas influências do mal e revela isso em Sua Palavra a fim de que saibamos que Ele não é um Deus frio, calculista e vingativo; mas um Deus amoroso, atencioso e compassivo. Curve-se agora mesmo diante desse Deus!

Deus tem domínio e controle sobre tudo o que acontece em cada parte do mundo. Nada foge dos olhos atentos de Deus, Ele vê e prevê tudo e revela alguma coisa em Sua Palavra a fim de colocarmos nossa esperança e confiança nEle. Deus conduziu cada parte da vida da mulher sunamina, orientando-a por meio do profeta, alimentando-a em terras pagãs e devolvendo-lhe as terra em Sunem (II Reis 8:1-6). Está claro aqui que só não confia em Deus quem não O conhece. Só duvida de Deus quem não sabe do que Ele é capaz. Só questiona Deus quem faz as coisas erradas e colhem as consequências de suas atitudes egoístas e tentam culpar-Lhe pela desgraça colhida! Deus pode guiar qualquer pessoa, da mais simples a mais importante na sociedade, de norte a sul, em meio à situações de crises ou de paz, na escassez e na fartura; você só precisa achegar-se a Ele com fé, confiança e submissão. A sunamita já havia experimentado grandes milagres em Sua vida, e os milagres continuavam pois ela esteve sempre disposta a viver de acordo com a Palavra de Deus (v. 2). E você, que está lendo um capítulo por dia, aprendendo muitas lições espirituais, tendo grandes revelações de Deus todas as manhãs com o estudo da Sua Palavra, já colocou Sua vida em harmonia com as orientações dessa Palavra? Você já está experimentando um reavivamento por Sua Palavra? Compartilhe com os demais como fez a sunamita (v. 6).

O casamento tanto pode ser uma bênção como uma terrível maldição, um pedacinho do céu ou do inferno. Saber escolher uma esposa pode ser equiparado a saber viver a vida. Quem escolhe mal, não apenas se dá mal mas será influenciado a fazer o mal diante dos olhos do Senhor (II Reis 8:16-18). Ainda que Jorão recebesse a graça de Deus por causa de Davi, a filha de Acabe (um dos piores reis de Israel, também por causa da mulher) exercia maior influência em sua vida do que Deus. Por isso se deu mal e terminou doente numa cama (28-29). O relato deixa claro também a importância de uma mãe, tanto para o bem como para o mal de um filho. Acazias sucedeu ao seu pai Jeorão como rei em Judá, mas por ter tido Atalia como mãe - uma mulher cruel e corrupta, andou nos caminhos de Acabe e não nos caminhos de Deus (v. 27). O texto também diz que ele, o rei Acazias "era genro da casa de Acabe" e "fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe". Portanto, atenção! Antes de casar, analise bem com que vai casar. Não apenas porque o casamento em si seja sério, mas porque o casamento vai interferir tanto em tua vida que poderá te influenciar rumo ao Céu ou te levar para o inferno. Para que um homem seja feliz no casamento deve se casar com uma mulher de Deus a fim de ajudá-lo a fazer aquilo que agrada o coração de Deus e não o coração do diabo, se é que ele tem coração! Pense nisso durante toda a tua vida! Fuja dos planos do diabo e busque os planos de Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...