quarta-feira, 6 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia : Hoje 2 Reis 11
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Alguns acham que a Bíblia é machista, no entanto, ela nunca escondeu que a mulher tem um tremendo poder de influência. (II Reis 11). Neste capítulo se percebe esse poder em Atalia, era uma rainha, porém má. O fruto não cai longe do pé, Atalia era filha de Acabe e Jezabel e neta de Onri (II Reis 8:18, 26). Ela agiu como a mãe: promovendo o culto a Baal, desviando o povo de Deus para longe dEle. Embora ela sempre exerceu influência perversa, após à morte de seus filhos pelos filisteus e os árabes, ela assassinou seus próprios netos que seriam herdeiros do trono; então, ela assumiu o trono como ocupante ilegítima por seis anos. Como o povo de Judá nunca tivera alguém reinando que não fosse descendente de Davi, organizou-se uma rebelião contra ela, em que ela veio a morrer com desonra. A mulher tem um poder de influência muito grande, e é muito triste quando esse poder se junta ao poder do diabo e não ao poder de Deus. Deixo aqui as palavras contidas na reflexão da Bíblia da Mulher, a perversidade de Atalia “mancha as páginas da história de Israel, e essa rainha serve de grave lembrança da crescente influência do mal que pode trabalhar no coração de uma mulher que decide trilhar seu próprio rumo e rejeita a Deus, apegando-se ao próprio caminho”. Mulher, use todo o teu potencial para promover o bem em teu lar, em tua igreja, em teu bairro, em teu trabalho, etc. Você tem muito potencial para influenciar!

Destruir os planos de Deus sempre foi o foco principal de Satanás. Desde que o pecado entrou no mundo sempre houve uma batalha acirrada entre Deus e Diabo. Atalia tentou exterminar com toda a linhagem de Davi; reinou em Judá sendo fenícia por ter usurpado o trono, a fim de implantar a religião falsa entre o povo de Deus (II Reis 11). Entretanto, Deus preza pelo Seu povo e por Seus planos de salvar a humanidade. Se Satanás conseguisse o que queria por meio de Atalia, os planos de Deus estariam destruídos, os quais estavam ligados com o nascimento do Messias, pela descendência do Rei Davi. Deus sempre reage frente às investidas de Satanás, e se não fosse duro, incisivo e firme Satanás faria a festa – para não dizer estrago total. A reação de Deus diante do ataque brutal de Satanás levou Atalia – que matava para sobreviver – à morte. Além disso, Deus usou como instrumento a uma mulher, chamada Jeoseba, para tomar o menino Joás que seria destruído por Atalia, furtou-o e o escondeu. Joás ficou escondido por seis anos no templo e com sete começou a reinar. Deus nunca deixou Satanás arruinar Seu plano porque Ele quer salvar você. Ele fez de tudo, coisas inimagináveis, para que Jesus, o Filho de Davi, viesse nascer aqui neste mundo oferecer-nos graça e misericórdia. Satanás tem poder, mas Deus tem muitíssimo mais! Então, entregue teu caso, tua vida, teus anseios e preocupações em Suas mãos e serás mais que vencedor(a). Confie e ore mais intensamente!

Impaciência, angústia, tensões e medos rondam a igreja que tolera o pecado (II Reis 11). Assim que o povo deixa o pecado para buscar a Deus, a paz e a alegria são restauradas (v. 20). Pode-se extrair deste relato três princípios práticos:

1. O reavivamento espiritual começa com a renovação do compromisso com Deus e com o semelhante (v. 17): O líder religioso, o sacerdote Joiada, fez a aliança “entre o Senhor e o rei e o povo”. Além disso, o texto enfatiza que ele “fez também aliança entre o rei e o povo”. Aqui é revelado que sem união entre Deus, líderes e povo não haverá reavivamento. Ou seja, onde há discórdias, intrigas e conflitos não há espaço para o Espírito agir. Portanto, a igreja que não se unir, não experimentará o agir restaurador de Deus!

2. O reavivamento espiritual passa pela intolerância ao pecado promovendo reformas na sociedade (v. 18): Está claro na Bíblia que quem busca o pecado jamais encontrará santificação; também é certo que quem busca a Deus jamais encontrará o pecado. Quando os israelitas reataram a aliança com Deus, todos participaram da destruição da casa de Baal, seus altares, imagens e sacerdotes.

3. O reavivamento espiritual está ligado com a igreja (v. 19): Não há como ser cristão isolado. A igreja é a casa de Deus, onde Seu povo se reúne. O movimento de reavivamento no tempo de Joás se deu no templo, e apenas depois da reforma o povo voltou para casa. Sigamos estes passos, se queremos ser reavivados pelo Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...