sábado, 2 de março de 2013

ProjetoRPSP 2 Reis 7


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  II Reis 7--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2rs/7


O capítulo 7 continua com a história da grande fome em Samaria que começou no capítulo anterior com o cerco dos sírios. A intensidade da fome era tão grande que as mães chegaram a matar e comer seus próprios filhos! O Senhor havia predito por Moisés que isso aconteceria se eles O abandonassem e adorassem a outros deuses (Dt 28:53).

Nos primeiros versos, Eliseu profetiza que dentro de 24 horas haveria uma abundância de alimentos na cidade. Os próximos versos dizem-nos como Deus usou quatro leprosos no seu acampamento junto à porta da cidade para cumprir essa profecia milagrosa. Sem dúvida o restante dos homens leprosos haviam morrido de fome. Estes quatro homens estavam em situação especialmente difícil. Eles não poderiam entrar em suas casas na cidade de Samaria por causa de sua lepra e eles não podiam ir muito longe da cidade que estava cercada pelo exército sírio. Percebendo que também iria morrer em breve eles decidiram ir ao encontro do exército sírio e esperar por misericórdia, porém preparados para a morte.

A batalha cristã é a única guerra que é ganha por rendição. É depois de entregar tudo a Jesus que ganhamos a vitória. "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:35-36, NVI).

Quando os homens leprosos chegaram tremendo no acampamento dos sírios, todos os homens de guerra haviam desaparecido. Haviam tido um ataque de pânico e fugiram em terror de um exército imaginário. "Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão" (Provérbios 28:1).

Os leprosos vorazes entraram numa tenda onde encontraram comida e comeram e beberam. Então eles decidiram para levar para si o ouro, prata e roupas e, voltando, os esconderam nas muralhas da cidade de Samaria. Não sabendo quanto tempo ainda a fome e o cerco poderiam durar, eles cautelosamente se arriscaram a retornar ao campo inimigo. Encontrando o campo ainda vazio, eles entraram em outras tendas e reuniram outra carga de tesouro. E passaram a noite reunindo tudo que podiam carregar.

Finalmente, um deles caiu em si - eles tinham amigos e familiares na cidade de Samaria, que estavam passando muita fome e eles estavam retendo todas as boas notícias para si. O historiador judeu Josefo nos diz que um desses quatro leprosos era Geazi, o ex-funcionário de Eliseu, que recebeu a lepra de Naamã, o comandante sírio, por ser ganancioso. Pode ter sido ele aquele que se sentiu culpado pela acumulação e disse: "Este é um dia de boas notícias, e retemos conosco a paz?"

Amigo, o que a palavra “evangelho” quer dizer? Boas notícias! É hoje um dia de grandes notícias? Jesus tem nos fornecido uma boa notícia e uma nova vida para que as mantenhamos somente para nós? Os leprosos disseram, "Se ficarmos aqui até a luz da manhã algum mal poderá vir sobre nós. Vamos agora contar isso à casa do rei."

Nós não podemos ter plena posse do evangelho a menos que o entreguemos. Estamos cercados por aqueles que estão morrendo de fome de algumas migalhas do pão da vida. Sim, o Senhor usou o mais fraco dos fracos para levar a boa notícia para aquela cidade faminta e ele pode te usar também para compartilhar o evangelho com seus amigos famintos. Os leprosos compartilharam a surpreendente boa notícia com o rei e em breve todos em Samaria estavam festejando.

Querido Jesus, ajuda-nos sempre a lembrar que hoje é o dia da salvação. Amanhã é uma nota promissória, ontem é um cheque cancelado, mas somente hoje temos a oferta de amor cristão. Ajude-nos a usar este poderoso recurso do amor para compartilhar a vida abundante em Jesus para que as almas famintas possam também ter prazer na verdade. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...