segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lições de Vida

Leia na Bíblia I Crônicas 26

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Até nos mínimos detalhes da casa de Deus precisa ter ordem e organização. Isso revela o respeito que se tem pelas coisas sagradas referentes ao único Deus vivo e verdadeiro. Os levitas das famílias de Coré e Merari ficaram responsáveis pela segurança do Templo como porteiros (I Crônicas 26:1-19). Os quais foram selecionados por causa de seus dons, não aleatoriamente (v. 8). A função deles era prezar, guardar e cuidar a Casa de Deus de dia e de noite, sem parar (vs. 14-19). Hoje, os diáconos devem exercer esse papel de preservar, guardar e manter a ordem, a organização e proteger o patrimônio particular de Deus aqui na terra. Tudo deve ser feito com zelo, dedicação e amor; tudo está ligado à Deus e à adoração. Ainda hoje é preciso verificar quem tem habilidades e responsabilidades para desempenhar tais funções; ela é tão importante quanto qualquer outra, tanto é que está bem especificada e detalhada na Bíblia. Os porteiros tinham seus postos, horários e funções bem definidos. Isso poderia ser informado mais rapidamente para nós, porém o Espírito Santo pensou ser melhor colocar como está escrito. Há muitas igrejas que escolhem para diáconos àqueles que não sabem fazer nada, pessoas de idade avançada ou aqueles que não se encaixam em nenhuma outra função; isso é diferente do que nos ensina este capítulo. Aprendamos a servir com ordem e com organização diante de tudo aquilo que pertence a Deus e à Sua Casa de Culto.

Além dos líderes espirituais, pastores, evangelistas e mestres, a igreja de Deus na terra deve ter um grupo de administradores e tesoureiros (I Crônicas 26:20-28). Estes não eram escolhidos aleatoriamente dentre o povo. Eram levitas também, pessoas consideradas consagradas. Naquele tempo os tesouros do templo incluíam as ofertas dedicadas por Davi, Samuel e Saul (vs. 26-28). Além disso, eram eles que coletavam impostos para o rei (vs. 29-32), tudo estava ligado ao templo. A vida de todo o povo estava centralizada no templo. Todas as atividades deveriam estar relacionadas com o templo, pois a vida só tem sentido se Deus for o centro de uma nação e do coração de cada indivíduo. Deus deve estar acima da política, acida do poder econômico e financeiro, acima do poder legislativo e judicial. Deus deve reger cada indivíduo, cada família, cada empresa, cada bairro, cada cidade, cada corporação, cada nação e assim todo o Planeta Terra como Ele faz com cada astro, cada planeta, cada cometa, cada constelação, cada galáxia, etc. Onde Deus não tem permissão para reger, é muito fácil sair de órbita e sofrer tragédias. É por Deus não ser o centro da vida das pessoas como deveria ser é que o nosso mundo e a nossa sociedade está um caos, uma baderna, uma situação deplorável. E, a tendência é piorar cada vez mais caso não permitimos que Deus assuma o centro de nossa vida e da vida de todas as nações. Faça você o que sabe que deve fazer sem esperar pelos outros!

É importante que a igreja seja organizada e bem administrada! As Associações/missões, as Uniões, as Divisões e a Associação Geral é fundamental para o bom andamento da igreja de Deus no mundo de forma harmoniosa. Como disse Matthew Henry, "A magistratura é uma ordenança de Deus para bem da igreja, tão verdadeiramente como o ministério, e não deve ser descuidada". O pastor Jan Paulsen disse que "A estrutura da igreja deve ser sempre uma agente funcional"; e complementa falando de dois objetivos, "funções essenciais na administração da igreja e unidade da missão". Paulsen ainda diz, "cremos que, desde o início, Deus deseja que [a] igreja seja uma família unida; não uma igreja regional e, certamente, não congregacional... Para mim, é inconcebível que a igreja possa se manter unida, como uma comunidade global dotada da mesma habilidade de maximizar os recursos para a missão, se não houver uma Associação Geral - uma estrutura mundial que ajuda a manter essa unidade". Por isso, cada filho de Deus que se une a Sua igreja deve valorizar, considerar e respeitar a organização da mesma. A igreja de Deus é organizada e todos os que se unem a ela, se organizam conforme o Deus de ordem organiza a Sua igreja. Que cada um de nós aprendamos os princípios e lições práticas contidos em I Crônicas 26 com respeito à ordem, organização e administração da igreja de Deus neste mundo. Sejamos zelosos, reverentes e respeitosos pelas coisas de Deus aqui no mundo!
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...