sábado, 6 de abril de 2013

Lições de vida


Leitura na Bíblia I Crônicas 17
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

É importante ter a iniciativa de Davi, sonhar, projetar, idealizar o avanço da igreja de Deus na terra (I Crônicas 17:1-6), porém muito melhor é ter um relacionamento íntimo com Deus (vs. 16-27). Davi sonhou em construir um templo para Deus, para ser Sua morada aqui na terra. Ainda que Deus Deus não permitiu, e Deus tem Suas razões, esse desejo explica a permanência do trono à descendência de Davi. Ainda que Deus tenha impedido Davi de construir a Sua Casa, Ele estabeleceu a casa de Davi para sempre (vs. 1-15). D. L. Moody nos mostra que "Em um futuro imediato, a semente de Davi (Salomão) construiria o Templo de Deus (vv. 11,12). Em um futuro mais longínquo, a semente de Davi (Jesus Cristo) combinaria em sua pessoa a filiação humana e a Filiação Divina (v, 13), e um dia estabeleceria nesta terra o Reino de Deus para sempre (v, 14). Davi então irrompe em louvores a Deus por Sua incrível graça (vv. 16-27)". O nosso foco deve ser Jesus, sempre. Cristianismo não é fazer coisas para Deus, é viver de toda Palavra que sai da boca de Deus. Cristianismo bíblico não está baseado em obras, mas em relacionamento íntimo com Cristo. Cristianismo genuíno não foca no fazer, mas no ser; ser ligado a Cristo, submisso a Ele, dependente de Suas orientações e acatar Suas palavras como sendo extremamente melhor que nossos planos. Se você ama a Deus de verdade terá desejo de fazer alguma coisa em prol de Sua obra na terra, mas viva o verdadeiro cristianismo: dependa de Deus!

É importante ter sonhos e planos, mas seguir os sonhos e planos de Deus ainda que anulem os nossos é ainda mais importante. Ainda que nossos desejos não coincidam com os desejos de Deus, devemos dar-Lhe glórias exaltando o Seu nome. Davi poderia ter desanimado diante do NÃO que recebera, mas animou-se na resposta negativa de Deus em relação à sua pessoa de construir o templo (I Crônicas 17). Ele poderia ter ficado indignado com Deus, pois ele tinha boas intenções e Deus "jogou um balde de água fria" em seus sonhos, desejos e projetos. Em um momento o profeta de Deus aprovou todos os desejos do coração de Davi (v. 2), para depois voltar atrás (vs. 3-4). Davi poderia ter questionado a atitude do profeta, como um profeta pode dizer uma coisa e depois dizer outra? Entretanto Davi rendeu-se a Deus, submeteu-se à voz do profeta Natã e Deus projetou Seu futuro para mais longe do que o horizonte captado pelos próprios desejos de Davi. Deus projetou-lhe um reino eterno por meio do reinado do Messias. Podemos extrair a seguinte lição deste relato: “Todos os que olham para Jesus, crendo nEle como seu Salvador pessoal, não perecerão, mas terão a ‘vida eterna’ (EGW). Não devemos questionar a Deus, Ele tem coisas melhores do que as nossas melhores intenções, basta submeter-Lhe toda nossa vida. Experimente tirar o Eu do trono e coloque Jesus, tua vida será bem melhor do que o melhor que você possa sonhar!

Muitos vivem uma religião conforme a própria vontade e não conforme a vontade de Deus. Muitos ignoram declaradamente a vontade de Deus e oram apenas para que Deus faça as próprias vontades. Estes veem a oração como o trampolim para a realização de seus próprios desejos. Estas pessoas, das quais há tantos líderes religiosos, deveriam aprender a submissão do rei Davi ao Deus que é Rei dos reis (I Crônicas 17). Quando o profeta Natã anunciou o oráculo de Deus, que confrontava com as boas intenções de Davi, ele não se revoltou e nem armou uma rebelião no coração contra Deus. Como Davi, todos os líderes religiosos deveriam saber que eles não têm autoridade, só Deus a tem. Ao saber da resposta, Davi submisso e humildemente orou, admitindo sua indignidade e maravilhando-se com a grandeza e a graça de Deus (vs. 15-27). Muitos estão lendo a Bíblia, mas não aprendem tais lições. São orgulhosos demais para isso. Devemos saber que a Bíblia não nos foi dada primariamente para nos informar, mas para nos transformar. Ao ler a Bíblia, você está experimentando essa transformação? Você já destronou o eu do teu coração para entronizar a Jesus nele? Olhe para o texto de hoje e conte quantas vezes Davi se auto identificou como servo e chamou a Deus de Senhor. O que você aprendeu? Compartilhe conosco!

Curta e compartilhe: www.facebook.com/palavravivaeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...