sexta-feira, 12 de abril de 2013

Reavivados por Sua Palavra-I Cônicas 23


Leitura Biblica  - I  Cônicas 23-
Comentários do Pr. Jobson Santos
A boa organização permite que melhores resultados sejam alcançados com os mesmos recursos humanos e financeiros. Um dos legados que Davi deixou para seu filho Salomão foi a exemplar distribuição de responsabilidades entre os Levitas.

Desde os tempos de Moisés, os Levitas haviam sido separados para serem os guias espirituais entre o povo, transportarem o tabernáculo e cuidarem dos utensílios sagrados. No entanto, os tempos mudaram. Não era mais necessário transportar o tabernáculo de um lugar para outro. A tenda e o altar de sacrifícios estava em Gibeão e a Arca estava em Jerusalém. Sendo assim, Davi determinou que houvesse uma nova distribuição de tarefas entre eles.

Os descendentes de Arão continuariam com o sacerdócio. Somente eles podiam oferecer sacrifícios, entrar no lugar santo e lidar diretamente com os objetos sagrados. Cabia a eles a coordenação geral dos serviços dos demais levitas.

Duas funções receberam maior valorização: os porteiros e os músicos. Juntos somavam um pouco mais de vinte por cento dos levitas. Seu número expressivo nos dá uma idéia da importância deles naqueles tempos.

Os Levitas viviam em cidades estrategicamente distribuídas pela nação. Eles eram os professores da Torah, os escritos de Moisés, e também os juízes. Periodicamente eles se dirigiam ao tabernáculo a fim de cumprirem com suas obrigações. Cada um sabia exatamente o que fazer, quando e como. A influência deles levava o povo para mais perto de Deus.

A exemplar organização dos Levitas, nos dias de Davi, é um modelo a ser imitado. Jesus, o supremo Sumo Sacerdote, oficia, hoje, no santuário celestial. Ele deseja ver seus seguidores organizados e ativos em Seu serviço. Como levitas e sacerdotes modernos, é nosso privilégio ajudar a preparar um povo que ame a Deus e sinta prazer em adorá-Lo.

Sumo sacerdote celestial, consagre-me e use-me em Seu serviço em qualquer posição que escolher para mim!
Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração



Curta e compartilhe: palavravivaeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...