quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lições de Vida

Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 27

Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 27

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

A questão religiosa é extremamente importante, tão importante que a religião ou a falta dela em nossa vida determinará nosso sucesso ou nosso fracasso. Leia II Crônicas 27. Ali conta sobre Jotão e sua religiosidade que resultou em sua prosperidade. Matthew Henry ao analisar esse capítulo afirma o seguinte: "Jotão prosperou e chegou a ser poderoso", depois acrescenta, "Quanto mais constantes sejamos na religião, mais poderosos seremos para resistirmos o mal e para fazer o bem". Porém, a sociedade está indo de mal a pior porque não vê com bons olhos as seguintes palavras:
1. Deus;
2. Igreja;
3. Bíblia;
4. Jesus;
5. Oração.
A maioria das pessoas indaga sobre a primeira, desgosta-se com a segunda, não entende a terceira e usa a quarta para maldizer. Depois quando a vida está toda arruinada, destruída, frente à desgraça provocada pelo desprezo à religião... ineficaz e imperfeitamente, todos tentarão a última. Aí pode ser tarde! As consequências não desaparecem com a oração e daí muitos julgam que orar não ter efeito nenhum. Tome uma atitude positiva e urgente, viva a verdadeira religião de forma intensa e a tua vida será muito melhor do que qualquer vida sem Deus!

Embora muitas pessoas saibam que a religião é fundamental para o bem estar, a vida e a paz no coração, a vida religiosa tem sido ignorada, desprezada e muitas vezes deixada em último lugar na escala de prioridades. Ainda que teoricamente as pessoas deem crédito ao quesito religião, na prática a realidade é outra. A maioria de nós, seres humanos, que alegam ser religiosos e espirituais, não vive regularmente a religião verdadeira e intensa porque consciente ou inconscientemente sabem que para vivê-la exigirá muito de 1) seu tempo, 2) seu dinheiro, 3) sua fé e, 4) mais do que tornar-se meramente religioso. No entanto, o tempo que dedicamos a Deus demonstrará o quanto apreciamos relacionarmos com Ele. É fato que nenhum coração pode desenvolver-se muito bem sem muita comunhão íntima com Deus. Jotão foi sábio e quebrou a corrente de apostasia que seguiu seus antepassados. Por isso, ele reconstruiu a porta de cima e o muro no outeiro de Ofel, construiu cidades e fortes em todo o Judá, derrotou os filhos de Amom, por fim, recebeu um grande tributo anual deles (II Crônicas 27:2-9). Por que ele conseguiu fazer tudo isso? "porque dirigiu os seus caminhos na presença do SENHOR seu Deus" (v. 6). A vida de quem dirige seus caminhos a Deus será muito melhor do que aquele que melhor sabe administrar a vida e os recursos, mas não se inclina perante Deus. Então, não deixe de buscar a Deus intensamente!

A vida deve ser avaliada mais pela confiança e fidelidade em Deus do que pelas realizações seculares. O autor de Crônicas deixa isso bem claro, e Jotão é um de seus grandes destaques. No pequeno capítulo de II Crônicas 27, por duas vezes ele enfatiza a prosperidade de Jotão com base em sua confiança e fidelidade a Deus (veja versos 2 e 6). Jotão anda nos caminhos do Senhor, adorando-O e servindo-O; então Deus responde com bênçãos. Primeiro Deus avalia o relacionamento que as pessoas têm com Ele e depois responde de acordo com o nível e a profundidade desse relacionamento e compromisso. O veredicto do cronista lembra aos cristãos atuais que a vida deles também é e será avaliada. Por isso, sempre devemos manter em mente os alvos, planos e propósitos divinos e empenhar-nos por meio da dependência constante do Espírito Santo para obter a aprovação de Cristo no último dia: "Muito bem, servo bom e fiel..." (Mateus 25:21). Veja que Jotão estava entre pessoas que se corrompiam (II Crônicas 27:2), mas ele não se corrompeu. Eu e você também vivemos entre pessoas altamente corruptas, mas não devemos fazer o que todos fazem, não devemos condescender com o mundanismo. Faça como Jotão, sirva e adore a Deus, torna-te poderoso como instrumento dEle e receba a bênção do Céu por tua fidelidade aqui e depois no dia do juízo! Valorize, priorize, invista na religião, pois, para a vida não há outra solução!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...