terça-feira, 21 de maio de 2013

Lições de vida


Leia na Bíblia- II Crônicas 33
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Os filhos nem sempre são cópias dos pais. Tem filhos de bons pais que chegam a praticar o mal pior que os filhos dos incrédulos. Há filhos de pais ruins que se inclinam para o bem como também há filhos de bons pais que descambam terrivelmente para o mal. Quero lhe convidar a conhecer o pior rei dentre os reis maus do povo de Deus no Antigo Testamento: Manassés. Filho do piedoso rei Ezequias, homem de oração e fervor, consagrado e dedicado a Deus; mas Manassés não foi nada disso (Leia II Crônicas 33). Esse texto é um alerta aos pais para que atentem bem para a educação espiritual de seus filhos. Em seu livro “Vida Plena de Poder”, Jin Hohnberger escreve o seguinte: “Descubra qual é o plano dEle (de Deus) para a sua família e dê os passos para cumprir esse plano, não importa o quão distante você ache que esteja. Essa é a chave para desatar as mãos de Deus e permitir que Ele possa abençoá-lo. Ao mostrar sua disposição para agir, desde que Deus mostre o caminho, você pode estar certo de que Ele dirigirá os teus passos no futuro”. Deus pode reverter qualquer situação complicada. Ele é o Todo-poderoso e pode restaurar qualquer família mesmo na pior situação. Deus pode fazer filhos totalmente desviados voltarem, não só para casa, mas também para a igreja. Quem depende de Deus mais cedo ou mais tarde se surpreenderá com os resultados. Quem busca solução por meio da oração se depara com resultados sobrenaturais, incríveis e indescritíveis! Use a oração!

Se houve perdão para Manassés há perdão para qualquer pecador, por pior que tenha sido. O que de tão ruim ele fez? Em II Crônicas 33 descreve: Ele apostatou-se da religião verdadeira e provocou a ira de Deus com práticas pagãs como os gentios (v. 2); promoveu a impiedade religiosa, a idolatria, a astrologia e o politeísmo (v. 3); contaminou a Casa do Senhor (v. 5); praticou a feitiçaria e fez sacrifícios infantis com os próprios filhos; destruiu as fieis práticas religiosas instituídas por seu pai e tornou-se um agente do mal ao levar o povo de Deus a fazer mais mal que os canaanitas e outras nações completamente pagãs (vs. 6-9); além disso, ele ignorou destemidamente a voz de Deus (v. 10). Ainda, segundo alguns estudiosos ele condenou o profeta Isaías a ser serrado ao meio. Portanto, não há como fugir de Deus e ainda evitar as consequências desse ato de loucura! Manassés foi capturado, puxado pelo nariz ao cativeiro. Veja que Deus respeita tanto as escolhas humanas que permite que os resultados de todas elas apareçam (v. 11). Ele teve um filho, Amom, que praticou o mal e adorou ídolos; por isso, seus oficiais o mataram em seu próprio palácio (vs. 21-25). Manassés arrependeu-se e Deus o perdoou (vs. 12-13); mas, infelizmente, nenhum arrependimento é plenamente suficiente para remover os efeitos da má influência. Então, antes de ser uma péssima influência, prefira ser a melhor influência para alguém, principalmente à tua família!

A graça é nítida no Antigo Testamento tanto quando é no Novo. O mais interessante no relato bíblico sobre o rei Manassés é que a graça de Deus alcança a qualquer pessoa, até quem submergiu nas profundezas das mais perversas e terríveis degradações iníquas. Não há profundidade tão distante que a graça de Deus não vá ainda mais fundo e te toca para te mostrar como sair de lá. Comparando Manassés com Judas, Nero, Adolfo Hitler e Mao Tsé Tung é possível concluir que Manassés foi pior que todos eles juntos. No entanto, ele se arrependeu e voltou-se para Deus (II Crônicas 33:12). A conversão derruba a arrogância e leva o pecador à humildade. Transforma o coração duro em um coração mole. Manassés deixou de orar aos ídolos e aos mortos, orou a Deus e foi ouvido. Ao voltar-se a Deus, sua vida, seu reino e sua alma foram restaurados. A conversão gera mudança de vida! Manassés removeu os deuses, ídolos que ele mesmo havia colocado no templo e os lançou fora da cidade (v. 15), restabeleceu o altar do Templo e ordenou que o povo servisse a Deus (v. 16). Certamente onde há transformação externa, há evidência de genuína conversão. Deus permite as consequências de nossos pecados porque é por meio delas que muitas vezes recobramos a razão; no entanto, não espere as consequências de teus erros para começar a fazer o que é certo. Invista desde já no que é certo e colha as mais nobres recompensas! Tenha um bom dia na presença de Deus!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...