quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 5
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Você enfrenta problemas quando faz o que deve ser feito? Os desafios são grandes quando você se empenha em fazer a vontade de Deus? Todo reavivamento causa reação negativa naqueles que não conhecem a Deus profundamente. Problemas muitas vezes maiores que o normal surgem quando se faz a vontade de Deus; então surge a dúvida, será que é mesmo isso que Deus quer que eu faça? Será que, como tudo está dando errado, devo continuar fazendo a obra que penso ser de Deus? Se a oposição é ferrenha, se encontro obstáculos, críticas e problemas devo parar e tomar outro rumo? Veja o que a Bíblia revela àqueles que estão seguindo a vontade de Deus e está enfrentando adversidades: Os olhos do Senhor estão sobre os Seus servos, de modo que os adversários não os impedem de avançar (Esdras 5:5). Matthew Henry explica que enquanto estivermos empregados na obra de Deus, estamos sob Sua especial proteção; Seu olho estará acima de nós para sempre. E Henry nos chama a atenção de que essa verdade revelada “deve manter-nos em nosso dever e estimular-nos quando as dificuldades são tão desalentadoras”. Quem confia em Deus e faz a Sua vontade jamais deve desistir. Segundo o teólogo Paul R. House os remanescentes não desfrutaram de uma vida fácil, mas fruíram do favor de Deus. Com isso, sumarizo com o seguinte pensamento: A intervenção de Deus é fundamental para o avanço do remanescente em um mundo contrário aos planos divinos!

Deus nunca fica indiferente, de braços cruzados, mesmo diante da indiferença de Seu povo. Deus age em prol de Seu povo mesmo que Seu povo não reage como deveria (Esdras 4:24). No capítulo 5 os profetas de Deus, Ageu e Zacarias motivam, incentivam e ajudam a recomeçar a reconstrução do Templo, interrompida cerca de quinze anos (vs. 1-2). Os profetas não serviram apenas para profetizar sobre o futuro, como muitos pensam; eles representavam a Deus diante do povo e conduzia o povo a avançar na direção certa em meio às dificuldades. O método mais comum de Deus falar a Seu povo sempre foi por meio de Seus profetas. Eles foram uma bênção para o povo, o qual era bem sucedido quando dava atenção à voz profética; o contrário também é verdade, quem rejeitava a voz do profeta de Deus certamente se dava mal. Diz Matthew Henry que o sinal da misericórdia celeste reservada para um povo é quando Deus levanta profetas para que auxiliem no caminho e na Sua obra na Terra como guias, bispos e reis. D. L. Moody diz que depois dos sermões poderosos de Ageu e Zacarias a obra do templo foi recomeçada e nem mesmo as ameaças do governador Tatenai puderam impedir o trabalho. Na obra de reavivamento e reforma a mensagem profética é indispensável. O remanescente que voltou do exílio não faria nenhum progresso espiritual se não fosse a presença dos profetas de Deus; realmente, os profetas são sinais da misericórdia divina em meio às injustiças deste mundo.

Nenhum servo de Deus age com estupidez, arrogância e brutalidade; todo verdadeiro pecador liberto do pecado, transformado por Deus lida com serenidade, paciência e polidamente com críticas demoníacas e com os adversários que se opõem à obra realizada pelo remanescente de Deus. Em Esdras 5:3-5 os inimigos dos remanescentes que voltaram do exílio colocam obstáculos no caminho deles ao reconstruírem o templo. Nos versos 6-16 o governador Tatenai das províncias a oeste do Eufrates questionou a autoridade do povo de Deus para construir; ainda que essa autoridade viesse de Deus (v. 5) ele enviou uma carta ao rei Dario. Ele solicitou que se buscasse nos arquivos reais a autorização, dada por Ciro, para a reconstrução, as quais os judeus afirmavam ter. O trato dos judeus com os opositores foi com mansidão, ética e bondade. Então os opositores só queriam confirmar se era verdade (v. 17). Ser cristão não significa ser poupado dos problemas, mas saber lidar com sabedoria, educação e paciência com eles. Ao lidar com dificuldades o servo de Deus precisa ser firme e gentil, falar com mansidão sobre a razão da esperança que existe em seu coração e explicar o que está sendo feito e porquê está sendo feito. Para isso é preciso ter coragem de ser humilde, paciente e bondoso; portanto, é preciso sabedoria, forças e habilidades do Céu. A base é a dependência de Deus, só assim a vitória é garantida! Deixe o padrão comportamental do mundo e seja moldado por Deus!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...