terça-feira, 7 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 19
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Todos querem ter razão, ninguém aceita estar errado. Ninguém gosta de ser repreendido, nem mesmo pelo Senhor; isso revela o orgulho humano. Por isso, repreender nunca é tarefa fácil, porém, Deus espera que Seus servos ajudem uns aos outros a fim de que se auxiliem na jornada ao Céu. O rei Josafá cometeu uma falta diante do Rei do Universo. Desagradou-O com suas atitudes; e, mereceu repreensão de Jeú, que disse: “Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor” (II Crônicas 19:1-2). Reflita: Como reagirias se tais palavras duras fossem dirigidas a você por ter ajudado alguém que não amava a Deus? Quais seriam tuas justificativas, desculpas e explicações? Você aceitaria passivamente tal repreensão? Veja que não é fácil ser um porta-voz de Deus, nem antes e nem agora. Como, porém, os transgressores saberiam de seus erros se alguém não os repreendessem? Depois da notícia ruim o profeta deixou uma notícia boa, a qual fez a diferença na vida do rei. O profeta concluiu dizendo-lhe: “Boas coisas, contudo se acharam em ti, pois tiraste os postes-ídolos da terra, e dispuseste o coração para buscar a Deus” (v. 3). Assim, seguindo uma sábia sequência Jeú despertou uma reação positiva em Josafá, o qual fez grandes coisas boas entre o povo de Deus. Aprenda a ser humilde e a reagir positivamente quando um servo de Deus te repreender com mansidão, desejando o teu bem!

A prosperidade de uma nação depende de uma boa política administrativa. É bem difícil hoje acreditar que a política seja positiva diante de tanta corrupção, mas segundo a Bíblia é possível! Se os políticos seguissem o exemplo do rei Josafá, o resultado político floresceria positivamente em toda a nação. Ele constituiu juízes justos (prefeitos) por toda a terra, advertindo-os a lidar de forma justa em tudo o que fizerem (II Crônicas 19:4-11). O povo de Deus precisa ajudar aos políticos de sua cidade, não só orando, como alguns fazem, mas mostrando princípios administrativos descritos na Sagrada, Santa e Perfeita Palavra de Deus! Os políticos devem saber que existe um Livro superior aos mais diversos livros da terra. Precisam crer que existe um Deus que é Soberano que não quer apenas punir o erro, mas quer ajudar a concertar erros. Eles precisam buscar conselhos do Legislador e Administrador de todo o infinito Universo; pois Ele sabe como evitar o erro e promover o que é certo. Leiam a Bíblia, tanto pessoas físicas quanto jurídicas e, cada um exerça sua função segundo os mais sábios princípios revelados na Bíblia pelo Deus que amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Não fique aí pensativo, parado e ocioso, faça alguma coisa de útil! Faça teu dia valer a pena! Faça esta mensagem ir aonde ela deve chegar!

“Bendito seja Deus pelos magistrados e ministros, escribas e estadistas, literatos e empresários” - eis as palavras expressivas do teólogo Matthew Henry. Todos deveriam ter a atitude deste teólogo. Além disso, baseado no texto de II Crônicas 19, todos, nas palavras do teólogo, deveriam trabalhar e fazer tudo “no temor do Senhor, com um coração perfeito e reto. E deviam fazer que sua preocupação constante fosse impedir o pecado, que é ofensa a Deus e traz ira sobre o povo”. Todos devem realizar bem suas funções administrativas. Precisamos lutar por uma reforma política, nas empresas, nos comércios, nas fazendas, etc. não somente para o nosso bem, mas também pelo bem das pessoas dotadas por Deus com capacidade administrativas. Deus quer salvar a todos os grandes administradores, executivos, presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados, congressistas, legisladores, reis, rainhas, príncipes, etc. Como povo de Deus temos de fazer mais por eles, ainda que sejam quase inacessíveis, para Deus nada é impossível. Ore, reflita, tome uma atitude. Precisamos fazer o que deve ser feito, Deus nos deixou uma missão e nos capacita para isso. Dedique-se a fazer o que é importante e urgente. Jesus está voltando, anuncie isso a fim de que mais pessoas se preparem para encontrar-se com o Soberano Juiz de toda a Terra. Veja a ênfase bíblica: “Esforçai-vos, e o Senhor seja com os bons” (v. 11). Aceite hoje esse apelo e essa promessa de Deus a você!
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...