sexta-feira, 24 de maio de 2013

Reavivados por Sua Palavra - II Crônicas 36


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Biblica  - II Crônicas 36
Comentários de: Justin McNeilus

Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias reinam. Todos os líderes dos sacerdotes e o povo se tornam cada vez mais infiéis, seguindo todas as práticas detestáveis das outras nações. Então Nabucodonosor queima o templo e leva Judá cativo por setenta anos.

Neste triste história, as palavras que mais se destacam para mim são justamente aquelas que tanto caracterizam a história sagrada e são encontradas no verso 15: “O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de Seus mensageiros, pois Ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de Sua habitação” (NVI). Ou seja, em meio à constante apostasia, heresia, idolatria e pecado daqueles que deveriam ter maior conhecimento, Deus ainda os amava e queria fazer tudo o que podia para salvá-los.

Infelizmente, não podemos ignorar o verso que se segue, porque ele também caracteriza a história sagrada: “Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dEle e expuseram ao ridículo os Seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o Seu povo, e já não houve remédio ” (v. 16).

É muito interessante que a palavra traduzida como “remédio” venha de uma raiz hebraica que significa “cura”. O pecado – e todos os males que vem junto com ele – é realmente um tipo de doença, uma desordem moral que todos nós herdamos desde o nascimento. Não é de se admirar, portanto, que Jesus tenha dito que devemos “nascer de novo”. Enquanto lamentamos o pecado e o mal que nos rodeia e até mesmo saibamos que alguns do povo de Deus ainda desprezam Suas palavras e “zombam” dos profetas, precisamos mais que tudo, examinar a nós mesmos, como disse Paulo, para ver se verdadeiramente estamos na fé.

Todos nós fomos afligidos com a doença genética do pecado. Mas há um “remédio”: Jesus! Nós só precisamos nos entregar a Ele, em fé e obediência, confiando em Seu amor e reivindicando Sua graça para nós mesmos. Esse é o único remédio.

Justin McNeilus
Geração Juventude para Cristo
Trad JAQ/GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...