sábado, 15 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Neemias 12

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Festa à vista! Você gosta de festa? Quando se deve fazer festa? Como fazer uma festa de forma correta? Quem deve participar das festas? É certo que tem festa boa e festa ruim, festa do bem e festa do mal, festa com Deus e festa com os demônios. Entretanto, quem teme a Deus, confia nEle e age conforme a Sua vontade sempre, também faz festa: festa cheia de alegria, prazer e felicidade muito mais intensos que onde bebidas, rock and roll e sexo rolam soltos. Neemias celebrou uma grandiosa festa após encarar e vencer os desafios concernentes à reconstrução dos muros da Cidade de Jerusalém. Ele convocou todo o povo a comemorar essa grande realização. Depois de lidar com a indiferença, a oposição interna e externa, a injustiça, a calúnia, etc. durante a construção, agora em Neemias 12 a preocupação do governador era outra: festejar! Quando Deus concede vitórias, permita que os problemas cedam lugar à celebração. O choro pode durar uma noite, ou 52 dias; porém, ao vir a alegria pela manhã não fique se lamentando pelas dificuldades superadas, pelos problemas do passado. Sem resquício de tristezas, choros ou lamentos a dedicação do muro foi marcada pela alegria, louvor, canto, címbalos, alaúdes e harpas (v. 27). A celebração a Deus deve ser agradável, cheia de louvor jubiloso. Ao louvar a Deus faça como as mulheres e os meninos da época de Neemias: alegre-se a tal ponto que de longe se ouça teus louvores. Deus merece, você não acha?

Você gosta de músicas? Para que serve a música? Por que você gosta de música? Ainda que seja possível louvar e adorar a Deus de várias formas, nada se compara à música! Mas, que tipo de música deve-se usar ao cantar a Deus? Veja em Neemias 12 que o muro de Jerusalém, depois de concluído, fora dedicado a Deus em meio a uma magnífica celebração (Neemias 12). Teve muita música (vs. 27-30), coreografia ou marcha de dois corais e bandas musicais louvando a Deus (vs. 31-43) e ministros responsáveis pelo dízimo – fidelidade do povo, – e pelas ofertas – gratidão a Deus pelas bênçãos (vs. 44-47). Para Deus, celebração e pureza é uma combinação necessária. A música deve ser livre dos perversos estilos do mundo. Uma celebração verdadeira que enobrece e não perverte a alma não deve ser apenas brincadeiras e diversões sem objetivos maiores que a mera satisfação carnal. Antes da celebração, houve purificação total (v. 30). Neste mundo corrupto nos contaminamos, é preciso purificar-nos para apresentar algo puro a Deus, se o objetivo for agradá-lO! Antes de adorá-lo é necessário passar pela Porta do Monturo (v. 31), que implica em quebrantamento, humilhação, convicção de pecado, confissão; ou seja, purificação. Reconheça quem você é e o quanto você depende de Deus. Deixe ali qualquer pretensa vaidade e humilhe-se diante do poderoso Deus. Quem canta, louva e adora depois destes passos, certamente cantará para Deus e não para promover-se!

É extremamente importante celebrar a Deus; isso certamente os que frequentam à igreja o fazem na hora dos louvores, dos hinos e das músicas instrumentais ou cantadas. No entanto, repare nos adoradores; os louvores a Deus, cantados pela congregação, são realizados com fervor intenso, dignidade excepcional e dedicação total como fizeram os judeus ao rejubilar-se diante pelas bênçãos da construção do muro? Por que há diferença nos louvores de hoje em relação ao dos judeus? Estude Neemias 12, veja que a alegria na adoração é a marca visível quando Deus habita em nosso coração. Neste capítulo o cântico é citado oito vezes; o regozijo, sete vezes; e, os instrumentos musicais, três vezes. O princípio é que a alegria, a felicidade e o entusiasmo não devem ser reprimidos nos momentos de celebração, louvor e adoração a Deus; devem ser expressos de modo contundentes Àquele que muda o rumo da história, que enche o coração de esperança e transforma tristezas em alegrias. Neste sábado, dia de celebração, não permita que a angústia, a amargura e as frustrações vividas perturbem o teu coração; permita que “Deus te alegre com grande alegria” (v. 43). Cuide com a ordem, reverência e solenidade; nunca se esqueça de que Deus está presente, e Ele não é Deus de baderna, desorganização e gritarias. Celebre a Deus em união com os irmãos, filhos do mesmo Deus; mesmo que muitos adoradores sejam diferentes de você, não seja indiferente com eles. Celebre a Deus em Sua igreja!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...