quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Ester 3
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Inveja, cobiça e ciúmes é um veneno para todo e qualquer relacionamento. Sua função é matar de uma forma ou de outra. O foco destes sentimentos negativos é chamados muitas vezes de vingança, dos quais nem sempre tem algum motivo. Mardoqueu ou Mordecai, primo ou tio de Hadassa, a rainha Ester, foi elevado a uma posição de dignidade logo abaixo do rei; então, Hamã, acostumado a receber honras de todos, irou-se simplesmente pelo fato de Mordecai não prostrar-se perante ele (Leia Ester 3). Não existia nada de mais contra Hamã da parte de Mordecai, a verdade é que os judeus só adoram, se inclinam e ajoelham diante de Deus - Deus sempre orientou assim a Seu povo; porém, por causa disso, ascendeu a ira em Hamã por todos os judeus. E, por meio de sortes (Pur), determinou-se um dia fatídico em que todos os judeus seriam destruídos. Hamã comprou o rei, logo depois enviou cartas a todo império promovendo a destruição de todos os judeus. Veja onde pode chegar o orgulho ferido, a inveja e a cobiça. A verdade é que o ódio é uma característica de quem não conhece a Deus. A vida sem Deus, mais cedo ou mais tarde, experimentará uma angústia terrível na alma que se transformará em inveja, crítica, raiva e ódio de alguém; quase sempre sem nenhum motivo real, a não ser a podridão do próprio coração sem Deus. Aproxime-se de Deus, Ele cura qualquer ferida na alma. Permita ser curado para que não precises ficar ferindo, criticando e acusando injustamente teu próximo!

Não tem como fugir - por melhor que você viva - neste mundo tua retidão provocará algum problema. Esse mundo é injusto e os mundanos (pessoas sem experimentar a transformação que Deus faz) vivem sua própria justiça que são como trapo de imundícia causando problemas onde quer que seja. Assim que Mordecai foi promovido a primeiro ministro, Hamã quis que ele se curvasse diante ele. Como isso não aconteceu, Hamã revelou a impiedade de um coração doente no pecado. De Hamã em Ester 3 destacamos as seguintes verdades terríveis do coração perverso:
1. Toda pessoa que não se rende a Deus é absorvido pela arrogância (vs. 1-2): Como Hamã, quantas pessoas querem ser populares, aclamadas, valorizadas como se fossem o centro de tudo... querem ser Deus, conforme sugeriu a serpente a Eva em Gênesis 3:5.
2. Todo coração que se exalta acima das demais pessoas experimentará inveja, raiva e ódio (vs. 3-5): Ira, indignação e furor reinou no coração de Hamã porque Mordecai recusou-se curvar-se diante dele. Tais sentimentos podem dominar qualquer pessoa sem Deus!
3. Todo ser humano que não reconhece Deus como Ser Supremo terá atitudes desumanas (vs. 5-15): Hamã promete ao rei 375 toneladas de pratas para aprovar a matança dos judeus, o rei permitiu e Hamã partiu para o ataque. Quem está na controle de tua vida? É Deus ou você? Experimente o que Deus pode fazer, se você Lhe der teu coração! Não perca tempo, entregue-se a Ele e, pare de sofrer e de fazer os outros sofrerem!

O Império Persa é uma representação do mundo, enquanto os judeus ali presente representa o povo de Deus espalhando pelo mundo. Onde reina o pecado, qualquer lugar se torna de alta periculosidade para se viver. Em Ester 3 fica evidente que ao povo de Deus não será permitido viver em paz no mundo. Há um grande conflito ativo agindo constantemente. Há uma luta entre o povo de Deus e o povo do Diabo. O ódio religioso é o pior tipo de ódio que pode surgir no coração humano. Ele é irracional, sem lógica e sem coerência. Jesus foi posto na cruz por ódio que os líderes religiosos alimentaram contra Ele. Os apóstolos foram perseguidos e martirizados devido ao ódio religioso dos romanos contra os cristãos. Na Idade Média morreram mais pessoas por meio de torturas físicas, psicológicas e crueldade por ódio religioso do que por qualquer uma das guerras. Na história mundial, mais sangue tem sido derramado por causa do ódio religioso do que por quaisquer guerra política que já existiu. Por que tanto ódio pelo povo de Deus? Simplesmente porque o mundo odeia e mataria a Deus se fosse possível. Está traçado no capítulo 3 o conflito do livro de Ester, onde também é apresentado o principal antagonista da história. Hamã, que é um dos oficiais da realeza, odeia Mordecai por não curvar-se diante dele (vs. 1-5). Assim, ele calunia os judeus e intenta acabar com eles. Acompanhe a história nos próximos capítulos! Cuidado com o ódio dos outros e com o ódio no teu coração!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...