sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Ester 5
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Há certos momentos em que fazer o que é certo significa assumir sérios riscos, inclusive ser morto. Ester, uma grande heroína, audaciosamente arriscou sua vida, entrou no pátio interior da casa do rei e se pôs diante dele, o qual era proibido segundo as leis da pérsia naquela época (Ester 5:1). Neste mundo perverso, injusto e imoral, fazer as coisas certas sempre terá riscos; pois quem faz o que é certo está na contramão do mundo, nadando contra a "correnteza" do pecado. Porém, Deus olha com carinho àqueles que desejam fazer bem as coisas certas, e realiza, provê, ajuda, salva, transforma, opera e age por meio de pessoas e nas pessoas. Por isso, ao pedir um favor ao rei, o qual era proibido, a rainha Ester experimentou grande alívio ao ser bem recebida; e, ainda o rei promete-lhe conceder quaisquer pedidos que lhe fizesse (vs. 2-3). Antes ela havia convocado todo seu povo para jejuar por três dias. Ela era consciente da ajuda de Deus. Ela não era precipitada, mas cautelosa e confiante em Deus. Não se deve confundir ousadia com arrogância; nem coragem com estupidez. Seja prudente e sábio, é certo que diante da dificuldade em que se encontra o povo de Deus, como Ester você pode ser o agente ou a agente libertador (a) à serviço de Deus na história de Seu povo, a Sua igreja. Quando a igreja de Deus enfrenta perigo e ameaças, o próprio Deus providencia imediatamente os meios para salvá-la; e, para isso, Ele pode usar você! Esteja sempre preparado (a)!

Além de orar, cada pessoa do povo de Deus deve se envolver na obra de Deus. A oração é a primeira obra, a ação deve surgir logo em seguida. Aprendamos em Ester 5 algumas coisas com a rainha Ester, ela é sábia, prudente, cautelosa, destemida e ousada:

1. Ela agrada a Assuero ou Xerxes, rei da Pérsia e a Hamã, inimigo de seu povo (vs. 4-5): O primeiro pedido que Ester faz é para um banquete, uma festa. Quem não gosta de festa, ainda mais preparada com exclusividade? Ester foi esperta!
2. Ela ativa a curiosidade do rei e de Hamã (vs. 6-8): Já no banquete Ester faz o segundo pedido; ambos deveriam comparecer a outro banquete no dia seguinte. Por que? O que está havendo? Qual a finalidade? Ester foi sábia!
A mulher tem um poder muito grande, além do que elas mesmas são capazes de perceber, os homens se rendem facilmente à seus encantos, às suas vontades. Veja o que acontece depois da festa. Ao voltar para casa, Hamã vê a Mordecai, o qual não se curva diante dele, deixando-o furioso (vs. 9-13). Ele conta à esposa tudo o que aconteceu e ouve um conselho dela para a própria ruína. Ela lhe disse que ele deveria enforcar Mordecai ao amanhecer (v. 14). Conselho fatal, cruel – Hamã gostou da ideia! Veja o poder de influência de uma mulher! Mas, quero desafiar toda mulher a exercer um poder maior que o que já possui: o poder de Deus para promover o bem como fez Ester. Exerça hoje influência para o bem, pois você, mulher, pode mudar até uma nação!

Ação ligada à oração é o que mais os cristãos estão precisando fazer! Comentando sobre Ester, Charles R. Swindoll escreveu, "Nós evangélicos, somos GRANDES em teoria evangélica, GRANDES em teoria teológica, GRANDES em teoria moral. As nossas teorias, porém, não nos recompensam. É o ato! O ATO! Somos recompensados ao agir... A pergunta não é, simplesmente, o que você pensa de Cristo? E, sim, o que você fez em relação ao que pensa? A questão não é tanto, como você se sente em relação ao Evangelho, mas, sim, o que você fez com relação ao Evangelho". Tem muitas pessoas morrendo sem salvação, sem conhecer a Cristo; o que você tem feito? Tem muita gente enganada, indo para a forca das doutrinas falsas, espúrias e demoníacas, o que você tem feito? A igreja de Deus está descambando para a morte, precisando urgentemente de reavivamento, voltar à vida, o que você fez ou fará por ela? Veja em Ester 5, uma rainha arriscou sua honra e sua vida pelo povo de Deus, e você faria o mesmo? Na história, homens como Tyndale, Savonarola, Bunyan, Lutero, Zwinglio, Calvino, Whitefield, Wesley, Edwards, Spurgion, etc. tem se levantado para tirar pessoas das forcas dos demônios e conduzi-las à liberdade em Cristo Jesus! E hoje, quem se levantará contra as heresias, à imoralidade e o pecado em que as pessoas estão? Eu me entrego a Deus para que Ele faça de mim o que Ele quiser, e você?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...