segunda-feira, 24 de junho de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- Ester 8
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
A cultura muda, mas não o ser humano. Os tempos são outros referentes ao contexto histórico do livro de Ester, mas o ser humano é o mesmo. C. R Swindoll diz o seguinte: "O pecado universal que se faz presente de maneira poderosa na forma de tramas enganosas e atos traiçoeiros, não diferem hoje daqueles que Hamã planejou para destruiu os judeus na Pérsia antiga". Se as atitudes humanas são as mesmas, as consequências e resultados de tais atitudes também são os mesmos (Então dá uma lida em Ester . O pecado é tão traiçoeiro que destrói, desgraça e mata a vida das pessoas queridas, ainda que o pecador esteja buscando vantagens egoístas. O pecado corrói o discernimento, promove o mal e ameaça o inocente e o justo, fiel a Deus. A raiva é como um vento, muitas vezes não se sabe de onde vem e nem para onde vai, domina o ser humano inteiro, inclusive a razão, apagando a lâmpada da mente. Já imaginou se Hamã tivesse previsto o resultado de suas atitudes? Se ele soubesse que suas motivações contra os judeus se voltariam contra ele, sua família e seu povo? Hoje tem muitas pessoas que sofrem por causa de alguém como Hamã, a colheita é sempre maior que a semeadura; muitas pessoas sofrem injustamente por causa da sementeira do pecado. Jogue fora o pecado, afaste-se dele, que ele cause nojo e repulsa em você e não prazer. Promova o bem, a paz e a harmonia!

Impiedade. Imoralidade. Perversidade. Ódio. Raiva. Revolta. Rebelião. Crueldade. Traição. Tudo isso e muito mais permeia nossa sociedade como nos dias da rainha Ester e de Mordecai, mas com sabedoria divina é possível reverter a situação sem a necessidade de rebaixar o nível e o comportamento. É preciso saber com quem falar, saber escolher as palavras certas, na hora certa e expor o problema acompanhado de uma solução. Pois, não importa o tamanho da maldade prevalecente, mais cedo ou mais tarde, ou seja, no tempo exato, finalmente o que é certo prevalecerá sobre o errado. Se isso ocorreu nos dias da rainha Ester e foi colocado na Bíblia é porque acontecerá o mesmo em nossos dias (Ester . As vezes a injustiça e a imoralidade se tornam tão grandes que é possível até duvidar que o bem possa prevalecer na cultura em que vivemos; entretanto, é para nos dar esperança que este relato foi inspirado pelo Espírito Santo. Como diz C. R. Swindoll, "Ao fazermos um retrospecto, redescobrimos a esperança por encontrarmos evidências concretas de que nenhum muro, por mais impotente que tenha parecido ser em sua época, continua de pé. Todos os muros finalmente caem". Portanto, nunca fiquemos encima do muro da imoralidade, nem mesmo do lado de dentro de suas iniquidades. Estejamos do lado de Deus, confiando em Suas promessas e no poder de Suas Palavras.

Algumas verdades sobressaem em Ester capítulo 8 que devem nos fazer pensar, meditar e aplicar à vida diária:
1. Ainda que exista confiança em Deus, é possível experimentar a angústia, a qual deve ser positiva e motivar à ação correta (vs. 8-6): Mesmo depois do aniquilamento de Hamã a rainha Ester precisou esforçar-se para salvar seu povo de ser aniquilado no dia marcado por Hamã, a lei da Pérsia era irrevogável.
2. Em tempos desafiadores é preciso falar com a pessoa certa, na hora certa e do modo correto para influenciar a uma reversão da situação (vs. 7-17): Depois que Ester implorou ao rei para reverter a ordem de Hamã o rei emitiu um decreto permitindo aos judeus se defenderem quando alguém fossem matá-los. E, isso resultou em celebração aos judeus.
A lei dos persas era inalterável, por isso a lei promulgada por Hamã não pode ser anulada. Da mesma forma, a lei de Deus também não pode ser alterada e nem mesmo anulada; ainda que muitos segmentos religiosos preguem o contrário. Tanto é que, o decreto de morte pelo pecado exigiu a morte do Filho de Deus, mas não a anulação da lei. Como muitos persas tiveram que morrer para que o povo de Deus pudesse viver, Jesus teve que morrer para que eu e você pudéssemos viver! Alegre-se hoje por isso!


 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...