terça-feira, 25 de junho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Ester 9
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Nesta vida muitas pessoas pagam pelo erro de um indivíduo perverso. Quantas famílias estão enlutadas porque um motorista bêbado saiu de sua pista e bateu em outro carro. Quantas pessoas estão feridas porque jovens sem coração entram para roubar e espancam os idosos. Quantas famílias sofrem por causa de filhos, sobrinhos ou mesmo netos viciados em cigarro, maconha e drogas que gastam tudo o que a família tem para satisfazer seu vício destruidor; e assim vai... Nesta vida muitos sofrem, ainda que uma pessoa seja a principal culpada. Hamã foi quem executou planos horrendos, porém 75.000 pessoas de seu próprio povo morreram por causa das atitudes dele. O pecado é maligníssimo. Ele não afeta apenas o agressor, afeta muita gente. Para se proteger, salvar a vida, os judeus precisaram matar mais de 75 mil agressores, inclusive os 10 filhos de Hamã (Ester 9:6-17). Quando é que o pecador vai perceber que o pecado só arruína a vida, a família e a sociedade? Apenas quando os princípios da vida, paz e harmonia da Bíblia reger o teu comportamento e daqueles que estão ao teu redor. A luz que revela os pecados é a luz que cura as mazelas da alma e do coração, essa luz é a Bíblia (Salmo 119:105). A Bíblia como luz só terá serventia se iluminar a nossa vida, revelar nossas falhas e nos fazer correr das trevas do pecado para a luz de Jesus, que está de braços abertos nos esperando para transformar nossa vida e restaurar nossos erros. A vida pode ser melhor, creia!

O ódio é uma maneira prolongada de suicídio. Todos aqueles que odiaram os judeus foram aniquilados (Ester 9:1-17). Defesa, vitória e comemoração caracterizaram a vida de quem viu a situação complicada se reverter trazendo libertação. Só depois de jejum e união o povo de Deus obteve vitórias em meio às lutas. Alguém escreveu as belas palavras a seguir:

“Nunca vi uma noite tão escura, cuja trilha a luz não conseguiu seguir.
Nunca vi uma tempestade tão cinzenta, em que o dia não conseguisse clarear.
Nunca vi um desespero tão desolado, em que não houvesse brecha em lugar algum.
Nunca vi uma hora tão melancólica que o amor não conseguisse alegrar”.

Só quem depende do Deus verdadeiro pode ver a tristeza se transformar em alegria, e, o luto em dia de festa (Ester 9:20-22). Portanto, se você for duvidar de alguma coisa, duvide de suas dúvidas, jamais de sua crença em Deus. Deus existe, é real, age na vida das pessoas, mesmo quando tudo parece perdido; mesmo quando não O percebemos. O que precisa ser feito é ir além da crença de que Ele existe; é preciso entregar-se plenamente e Ele e confiar que Ele está no controle mesmo quando tudo parece ter perdido o controle. O cristão não deve viver separado da alegria, pois Jesus morreu para libertar os pecadores da condenação do pecado. Jesus entrou neste mundo escuro para tirar você das trevas para a luz, para a vida e para a felicidade.

Ao ler a Bíblia o que conta não é o número de horas dedicadas à leitura, mas o quanto você se dedicou às horas que a leu. Quanto você assimilou? Você aprendeu? Vai mudar tua vida depois da leitura? Ao ler o livro de Ester, questione tua vida, não tua Bíblia. Reflita em Ester 9 e responda: Você vê dificuldade em toda oportunidade ou oportunidade em toda dificuldade? Saiba que você pode alterar o rumo de tua vida alterando tuas atitudes de acordo com a Bíblia. Reconheça que tens o necessário para viver e celebre a vida. Experimente confiar em Deus para que a tua alma seja tão cheia de alegria que as tempestades que definham a vida não te destruam. Os judeus criaram dois dias para celebrar, chamado de purim; cada ano lembrariam-se do episódio de Hamã (Ester 9:18-32). Não se deve esquecer o que Deus já fez, pois a pior falência do universo é a do ser humano que perdeu o ânimo, a alegria e o entusiasmo na vida. Você quer ser feliz? Comece de onde estás. Comece a ser feliz e a alegrar-se e você logo esquecerá que algum dia foi triste. Saiba também que a única forma de multiplicar a felicidade é compartilhá-la. Ir à igreja e viver feliz é a contribuição mais eficaz para a felicidade dos outros. Compartilhe alegria e felicidade e a tua vida será cada vez melhor. Celebre a vida dependendo de Seu Autor! Veja um sermão sobre a festa do Purim: http://portal-biblico.blogspot.com.br/2013/06/a-festa-do-purim-dois-dias-consagrados.html

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...